Ouvidoria
Ibama firma parceria com MPE na Bahia PDF Imprimir E-mail
Salvador (26/01/2012) – Ontem (25), em solenidade realizada na sede do Ministério Público Estadual da Bahia, o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, assinou o termo de cooperação técnica celebrado entre Ibama e MPE/BA que objetiva integrar os agentes da Procuradoria Geral de Justiça daquele estado ao sistema de ouvidoria ambiental Linha Verde (Sisliv/Ibama), no qual são cadastradas ocorrências e denúncias de danos e degradações ambientais.

Curt Trennepohl chegou ao local do evento acompanhado pelo superintendente do Ibama na Bahia, Celio Costa Pinto, e de um grupo de servidores do órgão, das várias áreas, como fiscalização e biodiversidade.

O termo de cooperação técnica foi assinado também pelo procurador-geral de Justiça, Wellington César, que destacou a importância da parceria com o Ibama para o avanço no desenvolvimento da área de meio ambiente na Bahia.

Trennepohl disse que a Bahia é o quarto estado a firmar esta parceria com o Ministério Público no país mas espera que seja o primeiro no ranking de atendimento através do sistema.

No mesmo ato, o superintendente Celio Pinto assinou o aditivo de outro termo de cooperação técnica, também com o MPE, este visando ao fortalecimento da mútua colaboração entre as partes no Programa de Fiscalização Preventiva (FPI), realizado na Bacia do Rio São Francisco (BHRSF).

Este programa, do qual o Ibama é parceiro desde o início, foi implementado em 2002, existindo portanto há 10 anos. A assinatura deste termo aditivo objetivou a inclusão de novos parceiros ao termo de cooperação técnica, buscando-se fortalecer ainda mais a atuação da FPI e tendo-se como foco a revitalização da BHRSF.

Carlos Garcia
Ibama/BA
 
Presidente do Ibama assina acordo de cooperação em Aracaju/SE PDF Imprimir E-mail
Aracaju (26/02/2012) – Foi assinado hoje um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE) que tem como finalidade a integração dos agentes da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Sergipe ao sistema de ouvidoria ambiental Linha Verde (Sisliv/Ibama) por meio de ocorrências cadastradas e denúncias em prol da proteção do patrimônio ambiental no estado de Sergipe.

O ato de assinatura foi realizado pelo presidente do Ibama, Curt Trennepohl, e pelo procurador-geral do Ministério Público Estadual/SE, Orlando Rochadel Moreira, com a presença da ouvidora-geral do Ibama, Carla Maria Sereno Neves, do superintendente do Ibama no estado de Sergipe, Manoel Rezende Neto, da chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE), Karina Max, dos analistas ambientais da Supes/SE e de  membros do Ministério Público. O evento acontecerá às 9 horas no edifício Walter Franco, 7º andar, sala da Procuradoria Geral de Justiça, na praça Fausto Cardoso, em Aracaju.

Como já realizado nos estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Bahia e agora em Sergipe, este acordo de cooperação técnica abrangerá todos os estados da Federação.

Marilene Silvestre
Ibama/SE
 
Ibama e governo do Rio do Grande do Sul firmam acordo para fortalecer sistema ambiental PDF Imprimir E-mail

Porto Alegre (22/08/2011) – O presidente do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Curt Trennenpohl, e o governador Tarso Genro assinaram, nesta segunda-feira (22), juntamente com  a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, acordos de cooperação técnica. O objetivo é a troca de informações entre os órgãos ambientais que compõem o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e de integração dos cadastros técnicos estadual e federal de atividades potencialmente poluidoras e para gestão florestal compartilhada.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2

Enquete

Para você, o papel da ouvidoria dentro da instituição é?

Destaques