Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2015 > Ibama convoca cadastrados no CTF/AIDA para renovar inscrição
Início do conteúdo da página

Ibama convoca cadastrados no CTF/AIDA para renovar inscrição

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2015, 15h51

Brasília (17/12/2015) – O Cadastro Técnico Federal, obrigatório para pessoas e empresas que desenvolvem atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais (CTF/APP) e atividades ou instrumentos de defesa ambiental (CTF/AIDA), passa, desde abril deste ano, por um processo de separação dos cadastros. Por esse motivo, é fundamental que os inscritos no CTF/AIDA renovem suas inscrições.

A renovação do cadastro deve ser feita pelo próprio usuário na página de serviços do Ibama na internet. Após o login, deve-se selecionar a opção “Sistema CTF/AIDA” e clicar em “atualizar”. Ao final, o sistema emitirá o Comprovante de Inscrição, com validade de 2 anos.

Com a mudança, os inscritos em ambos os cadastros passam a ter comprovantes individualizados, um do CTF/APP, outro do CTF/AIDA.

Pessoas e empresas registradas no CTF poderão emitir Certificado de Regularidade único, exigido em processos de licitação e para a obtenção de empréstimo em bancos oficiais. Para isso, é necessário que estejam em dia as obrigações previstas na legislação federal, como, por exemplo, licenças ambientais, autorizações para transporte de madeira e criação de fauna silvestre.

A regularidade dos cadastros pode ser consultada na página de serviços do Ibama na internet, clicando em “Consultas” e, em seguinda, em “Regularidade-CTF”.

Acesse o Sistema CTF/AIDA:
https://servicos.ibama.gov.br/ctf/sistema.php

Guia de cadastro para pessoas físicas:
https://servicos.ibama.gov.br/ctf/aida/guia/pf/html/index.htm

Guia de cadastro para pessoas jurídicas:
https://servicos.ibama.gov.br/ctf/aida/guia/pj/html/index.htm

Suporte:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316 1015

Fim do conteúdo da página