Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas > Dia da Caatinga: bioma exclusivo do Brasil apresenta grande potencial para o manejo sustentável
Início do conteúdo da página

Dia da Caatinga: bioma exclusivo do Brasil apresenta grande potencial para o manejo sustentável

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 21h22 | Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 21h22
Foto: Adobe Stock
imagem sem descrição.

Brasília (28/04/2020) O Ibama criou na última segunda-feira (27/04), véspera do Dia da Caatinga, Grupo de Trabalho (GT) que irá propor alternativas para a qualificação da gestão ambiental do bioma, com foco na promoção do uso sustentável dos recursos naturais, no desenvolvimento regional e na ampliação da participação dos entes federativos em processos decisórios.

O manejo florestal sustentável integrado de uso múltiplo é uma alternativa para a promoção do desenvolvimento local. A prática reconhece o recurso florestal como ativo ambiental e assegura o equilíbrio entre a demanda e a oferta de produtos.

Por resguardar paisagens naturais e promover a manutenção de serviços ambientais essenciais, o Manejo Florestal da Caatinga é um sistema produtivo que conserva a biodiversidade, além de manter as famílias no campo.

O GT Caatinga busca definir protocolos técnicos que permitam uma avaliação qualificada do manejo para valorizar e desmitificar o uso sustentável das florestas. Para consolidar a iniciativa, o Ibama conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de cooperação técnica com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), além de parcerias com entes federados e instituições de ensino e pesquisa que atuam no bioma Caatinga.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página