Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2015 > Contêineres que vieram de porto chinês contaminado passam por inspeção do Ibama
Início do conteúdo da página

Contêineres que vieram de porto chinês contaminado passam por inspeção do Ibama

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 08h45
Contêineres China
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (02/10/2015) -  A equipe de emergências ambientais do Ibama acompanhou, na última sexta-feira (02/10), verificação de possível contaminação em 15 contêineres que chegaram ao Porto do Rio de Janeiro no navio MSC Krystal. A carga esteve no Porto de Tianjin, na China, em 12 de agosto, quando ocorreu um acidente ambiental em que galpões com 700 toneladas de cianureto de sódio explodiram. O acidente causou pelo menos 173 mortes e gerou graves impactos ambientais para a região.

As autoridades brasileiras foram alertadas pelo Centro Internacional de Ameaças Aduaneiras, que ressaltou a possibilidade de haver contaminação nos materiais que estiveram no porto chinês durante o período das explosões. Os órgãos públicos brasileiros agiram preventivamente realizando uma inspenção nos contêineres. Fuzileiros navais equipados com roupas especiais constataram que não havia contaminação e a carga seguiu para seu destino final no Brasil.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Foto: Diretoria de Proteção Ambiental/Banco de Imagens do Ibama
(61) 3316 1015.

Fim do conteúdo da página