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Procedimento para importação e exportação de produtos controlados pelo Ibama tem nova ferramenta

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2015, 13h01

Brasília (14/12/2015) - Empresas que necessitam obter anuência para importação ou exportação de produtos controlados pelo Ibama deverão, a partir desta terça-feira (15/12), utilizar a Ferramenta de Anexação de Documentos Digitalizados do Portal Único de Comércio Exterior.

Esta forma de trabalho já é adotada nos procedimentos da Receita Federal, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e da Polícia Federal, entre outros órgãos.

A redução de tempo e de custo para apresentação de documentos, além da maior agilidade e transparência para análise dos processos pelos órgãos anuentes, são alguns dos benefícios verificados com a utilização da ferramenta.

Para utilização do Sistema Visão Integrada é necessário que o importador/exportador ou seu Representante possua Certificação Digital, pois todos os documentos anexados deverão ser assinados digitalmente.

O acesso ao sistema é realizado por meio do Portal Siscomex: https://www.siscomex.gov.br/vicomex/public/index.jsf.

O Manual para utilização do sistema está disponível no mesmo portal: http://portal.siscomex.gov.br/informativos/biblioteca-de-arquivos/Manual_VICOMEX.pdf.

Consulte também a Carta de Serviços ao Cidadão, do Ibama: https://servicos.ibama.gov.br/index.php/carta-de-servicos-ao-cidadao.

Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama
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(61) 3316-1015

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