Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama aplica multa de 12,5 milhões por acidente ambiental em Sergipe
Início do conteúdo da página

Ibama aplica multa de 12,5 milhões por acidente ambiental em Sergipe

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2016, 10h20
Mancha na praia
Foto:Ibama
Foto:Ibama

Brasília (01/09/2016) - O Ibama identificou a origem de mancha de óleo que causou poluição nas praias de Atalaia, em Sergipe, e aplicou multa de 12,5 milhões de reais à Petrobras. O acidente, que poluiu 4 km de praias, ocorreu em maio, mas sua origem ainda não havia sido determinada. A equipe de emergências ambientais da Superintendência do Ibama em Sergipe realizou vistorias à época, reunindo-se com a Marinha, o órgão estadual de Meio Ambiente e a Petrobras, com o objetivo de apontar a fonte poluidora.

Após análises laboratoriais, a Petrobras assumiu a autoria do acidente, concluindo que o emissário submarino do Polo Atalaia (conhecido como PAP-1) foi o causador da mancha. Com a apuração, concluiu-se que a substância era uma mistura de sulfeto de ferro com traços de óleo, compatível com o petróleo produzido na Bacia de Sergipe-Alagoas.

Devido ao lançamento de resíduo no mar em desacordo com a legislação vigente, a empresa recebeu um auto de infração do Ibama no valor de 12,5 milhões de reais.

Embora não seja um empreendimento licenciado pelo Ibama, o Instituto já havia identificado falhas no descarte de água produzida do PAP-1, tendo alertado o órgão estadual e a empresa para regularização da atividade em mais de uma ocasião.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página