Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama e Maranhão assinam acordo de cooperação para operar o Sinaflor
Início do conteúdo da página

Ibama e Maranhão assinam acordo de cooperação para operar o Sinaflor

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 08h10
Acordo de cooperação
Foto : Governo do Estado do Maranhão
Foto : Governo do Estado do Maranhão

Brasília (27/04/2016) – A presidente do Ibama, Marilene Ramos, e o governador do Maranhão, Flávio Dino, assinaram na última segunda-feira (25/04), em solenidade no Palácio dos Leões (MA), acordo de cooperação técnica para iniciar a operação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) no estado.

O diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, Paulo Fontes, disse que o objetivo é integrar os dados de todos os estados em um só sistema. “O Sinaflor é uma importante ferramenta de gestão que vai corrigir lacunas existentes no controle florestal com o efetivo acompanhamento do processo autorizativo”. Segundo Fontes, o sistema será colocado em prática em todo o país ao longo do ano, após período de adaptação em outros estados. “A agenda envolve capacitação dos órgãos, do setor produtivo e dos responsáveis técnicos dos empreendimentos, etapas que já foram cumpridas no Maranhão”, completou.

O Sinaflor permite cadastrar, pela internet, empreendimentos de base florestal e atividades sujeitas ao controle dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Outro recurso oferecido é a possibilidade de requerer autorização para acesso a recurso florestal. A análise das solicitações feitas pelos usuários ganha agilidade na medida em que os dados ficam disponíveis para o Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente em tempo real. O sistema também oferece mais segurança à disponibilização de crédito de produtos florestais para emissão do Documento de Origem Florestal (DOF).

Os Estados de Roraima e Maranhão já estão operando o Sinaflor. A previsão é que todos estarão integrados ao sistema até janeiro de 2017.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Fim do conteúdo da página