Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama inaugura sala de atendimento no Porto de Santos
Início do conteúdo da página

Ibama inaugura sala de atendimento no Porto de Santos

Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 09h34

São Paulo (17/06/2016) – O Ibama inaugurou nesta terça-feira (14/06) no Porto de Santos uma sala de vistorias para garantir o cumprimento de acordos internacionais. O espaço foi cedido pela Brasil Terminais Portuários (BTP) e também será usado para apoio às atividades de licenciamento e emergências ambientais que ocorrem na margem direita do maior porto da América Latina.

O Porto de Santos tem 55 terminais, entre eles o da BTP, que foi licenciado pelo Ibama e tem capacidade projetada para movimentação de 2,5 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit). Cada TEU equivale a 1 contêiner de 20 pés. A sala do Instituto é a primeira cedida dentro do porto e fortalece a missão institucional do Instituto de assegurar o controle da chegada e saída de produtos cuja movimentação internacional está sujeita a acordos, convenções ou protocolos reconhecidos por diversos países.

Para o superintendente do Ibama em São Paulo, Murilo Rocha, a instalação, que é compartilhada com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), melhora a segurança dos servidores e favorece o atendimento aos despachantes aduaneiros e responsáveis por cargas.  “A instalação de uma sala própria para atendimento dentro do porto demonstra a inserção definitiva do Ibama na atuação relacionada à atividade de comércio exterior e outras ações realizadas nos portos e aeroportos do país”, disse Rocha.

Projeto de Banco de Dados de Cargas Perigosas

No dia da inauguração, pela manhã, o Ibama também participou da apresentação do projeto de banco de dados de cargas perigosas em contêineres no Porto de Santos. Foram discutidas estratégias e ações necessárias para a prevenção de desastres no Porto, a exemplo do incêndio ocorrido em abril de 2016 no Terminal da Localfrio, envolvendo produtos químicos. O projeto foi realizado por um Grupo de Trabalho (GT) coordenado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com a participação de diversos órgãos envolvidos com a prevenção de emergências ambientais. O GT faz parte da Comissão Local das Autoridades Portuárias de Santos, da qual o Ibama participa como convidado.

Atualização: Ibama ganha segunda sala de apoio no Porto de Santos

O Ibama recebeu no último dia 28/06 mais uma sala de apoio. O espaço, localizado no Terminal de Contêineres (Tecon), à margem esquerda do porto (Guarujá/SP), foi cedido pela Santos Brasil Participações S/A, uma prestadora de serviços portuários e logísticos, que opera o Tecon e o Terminal de Veículos (Tev).

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página