Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Homenagem a servidores e personalidades marca comemoração de 29 anos do Ibama
Início do conteúdo da página

Homenagem a servidores e personalidades marca comemoração de 29 anos do Ibama

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 20h49
A presidente do Ibama, Suely Araújo, discursa durante homenagem a servidores e personalidades
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (22/02/2018) – As famílias dos três servidores do Ibama vítimas de desastre aéreo no estado de Roraima em julho do ano passado e o sobrevivente da tragédia, Lazlo Macedo de Carvalho, foram homenageados em evento que marcou os 29 anos de criação do Instituto nesta quinta-feira (22/02).

A presidente do Ibama, Suely Araújo, entregou a Medalha do Mérito Ambiental a outros 44 servidores em todo o país e 24 personalidades que se destacaram pela atuação em defesa do meio ambiente, entre eles o coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, Marcio Astrini; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin; o advogado e ambientalista Fábio Feldmann; o procurador da República Daniel Azeredo; e o superintendente da Polícia Federal (PF) no Amazonas, Alexandre Saraiva.

“Não poderíamos deixar de homenagear lideranças do movimento ambientalista, cujo trabalho caminha na mesma direção do nosso e que apoiam o Ibama de forma relevante. Nesse grupo, a escolha recaiu sobre nomes consagrados: Marcio Astrini, do Greenpeace, Mario Mantovani, da SOS Mata Atlântica, e Claudio Angelo, do Observatório do Clima. A proteção do meio ambiente deve muito a vocês”, discursou Suely.

Ao homenagear o chefe do Estado-Maior do Comando da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Raul Botelho, a presidente destacou o apoio na transferência e internação do agente ambiental Lazlo Carvalho no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) após a tragédia em Roraima. “É emocionante vê-lo aqui em uma data tão especial”, disse Suely.

Em relação ao procurador da República Daniel Azeredo, ela mencionou a parceria institucional com o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito do projeto Amazônia Protege, que usa imagens de satélite e cruza dados públicos para instaurar ações judiciais contra responsáveis por desmatamentos ilegais.

Para Suely, a escolha dos homenageados fez justiça àqueles que, por sua história de vida ou iniciativas recentes, contribuíram para a causa ambiental. Após o discurso, a presidente recebeu emocionada da família do agente ambiental Olavo Perim Galvão, vítima do desastre aéreo em Roraima, um quadro com fotografia da Amazônia feita pelo servidor durante operação de fiscalização ambiental.

As ex-presidentes do Ibama Marília Marreco, atual assessora do ministro do Meio Ambitente, e Marilene Ramos, diretora das áreas de Energia, Gestão Pública e Socioambiental, Saneamento e Transporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também receberam a medalha. 

O presidente da Associação de Servidores Asibama-DF, Jonas Corrêa, foi homenageado em nome do grupo. “O Conselho Gestor optou, com justiça, por conferir a medalha a uma organização. É a única entregue a uma coletividade. Pela interação diária com o Jonas, a escolha dessa vez foi a Asibama-DF”, disse a presidente.

Em razão de viagem institucional, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, não participou do evento. Ele enviou uma mensagem especial na qual destaca "a bravura, a dedicação e o amor" de servidores e servidoras do Instituto.

 

Mais informações:

Ibama 29 anos: Mensagem do ministro do Meio Ambiente

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página