Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama apreende 35,8 toneladas de pescado e 162 animais silvestres durante operações no Amazonas, Acre e Ceará
Início do conteúdo da página

Ibama apreende 35,8 toneladas de pescado e 162 animais silvestres durante operações no Amazonas, Acre e Ceará

Publicado: Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 11h17
imagem sem descrição.

(Brasília - 27/12/2019) Em dezembro, durante operação contra pesca ilegal no período de piracema na Bacia Amazônica, agentes do Ibama apreenderam no total 35,8 toneladas de pescado na região do Alto Solimões (AM). Na ação também foi fiscalizada a moratória da piracatinga, cuja captura é proibida conforme o tipo de isca utilizada, e a proibição de captura do pirarucu no Amazonas, além de outras espécies protegidas na piracema, como o surubim. O pescado foi doado a instituições sem fins lucrativos. As autuações aplicadas totalizam cerca de R$722 mil. A operação teve apoio da Polícia Federal.

Na região de Cruzeiro do Sul (AC), em ação para coibir a atividade ilegal de caça, o Ibama apreendeu 10 tartarugas, 7 pacas, 4 inhambu-galinhas, 3 periquitos, 2 veados, 2 tatus, 2 caititus, 1 jacuguaçu, 1 curió e uma anta.  Os animais estavam sendo transportados ilegalmente, caçados ou mantidos em cativeiro. Foram apreendidas 15 espingardas, além de cartuchos, trabucos e outros petrechos utilizados no crime.

Os periquitos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Rio Branco (AC), enquanto os jabutis foram devolvidos à natureza. Os demais animais estavam abatidos.

 

129 ANIMAIS APREENDIDOS NO CEARÁ

Na região da Serra da Ibiapaba e Região de Crateús (CE), agentes ambientais do Instituto identificaram a prática de caça ilegal e manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro. Ao todo, 129 espécimes foram apreendidos, dos quais 111 foram devolvidos à natureza. Também foram apreendidas partes de animais abatidos, como carcaças e peles, e 18 armas de fogo, além de munições e outros materiais utilizados no crime. As autuações aplicadas totalizam R$171,6 mil. Seis pessoas foram presas. Os agentes chegaram a tempo de salvar um veado-catingueiro, que fugia dos caçadores e foi encontrado exausto à beira de um igarapé.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

Fim do conteúdo da página