Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Cartilha orienta uso do Arla 32 para controle das emissões de poluentes
Início do conteúdo da página

Cartilha orienta uso do Arla 32 para controle das emissões de poluentes

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 18h31

Brasília (05/07/2016) – Manual lançado em junho deste ano explica o funcionamento do Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) e a importância de sua utilização adequada no sistema que controla as emissões de poluentes. A Cartilha de Conscientização Pública do Uso do Arla 32 foi desenvolvida pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) a partir de solicitação do Ibama.

O Arla 32 é uma solução transparente de ureia em água desmineralizada usada para controlar a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) no gás de escapamento dos veículos com motores a diesel.

Desde 2012, os veículos pesados produzidos no país contam com o Sistema de Redução Catalisadora (SCR), sendo o uso do Arla 32 obrigatório.

Isso permite que os gases que saem dos escapamentos dos veículos atendam aos limites de emissão de poluentes estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O Arla 32 não é tóxico, explosivo e nem inflamável. É classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluídos. O número 32 é uma referência à concentração de ureia exigida (32,5%).

O Ibama indica a leitura atenta da cartilha pelos caminhoneiros, frotistas e proprietários de veículos utilitários a diesel, a fim de que estes ajudem na proteção do meio ambiente ao fazer bom uso do Arla 32 em seus veículos.

Leia a Cartilha de Conscientização Pública do Uso do Arla 32.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página