Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama apreende e doa 20 toneladas de pescado no ES
Início do conteúdo da página

Ibama apreende e doa 20 toneladas de pescado no ES

Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 20h05
Agente ambiental realiza vistoria em embarcação no litoral do Espírito Santo
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (24/01/2018) – Operação realizada pelo Ibama para combater a pesca ilegal no litoral do país resultou na apreensão de 20 toneladas de pescado na Praia do Suá, em Vitória (ES). A embarcação abordada pelos agentes ambientais, uma traineira registrada em nome de uma empresa de Santa Catarina, tinha licença para atuar no sul e no sudeste, mas capturou peixes na costa da Bahia. O responsável foi autuado em R$ 410 mil e a embarcação teve sua atividade embargada. A maior parte do pescado apreendido é das espécies xerelete e xaréu.

Agentes do Ibama que realizam o monitoramento das embarcações por satélite constataram que a traineira navegava fora da área autorizada e acompanharam toda a movimentação até a chegada ao porto para retirada do pescado.

“Fomos alertados por servidores de Santa Catarina de que um barco estava pescando no litoral da Bahia em desconformidade com a licença emitida. Como a mercadoria seria descarregada em um porto na Praia de Suá, uma equipe de Vitória fez a abordagem”, disse o analista ambiental Givanildo Lima.

A ação é mais uma etapa da Operação Mareados, que identifica e pune responsáveis por pesca irregular mesmo que a atividade ocorra fora do estado de origem da embarcação.

A mercadoria apreendida foi doada ao programa de segurança alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e será distribuída na região metropolitana de Vitória.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página