Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama apreende e doa 12,8 toneladas de pescado no RJ
Início do conteúdo da página

Ibama apreende e doa 12,8 toneladas de pescado no RJ

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 16h47
Agentes ambientais abordam embarcação no litoral fluminense
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (07/12/2017) - Agentes do Ibama apreenderam 12 toneladas de sardinha boca-torta em ação de fiscalização nesta terça-feira (05/12) na baía de Sepetiba (RJ). A embarcação foi flagrada realizando pesca de cerco no local, o que não é permitido. O infrator foi autuado em R$ 245 mil.

No fim de novembro, em operação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agentes do Ibama apreenderam 800 kg de polvo em uma embarcação irregular, também no litoral fluminense.

“A pesca por cerco de sardinha boca-torta na Baía de Sepetiba é considerada predatória porque a espécie é a base de alimentação do boto cinza, que está gravemente ameaçado de extinção”, diz o analista ambiental Luís Felipe Bonifácio, que coordenou a operação.

As 12 toneladas de sardinha boca-torta apreendidas foram doadas ao programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e os 800kg de polvo, à Associação de Pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (AREMAC). O pescado foi distribuído para a população local.

As ações de fiscalização serão mantidas em todo o litoral do Rio de Janeiro, em conjunto com o ICMBio, a Capitania dos Portos e a Polícia Ambiental do Estado.

As operações ocorrem durante os defesos da sardinha, da lagosta e de outras espécies marinhas, como o mexilhão e o guaiamum. A captura não é permitida durante o defeso, cujo período varia conforme a espécie.

 

Mais informações:

Defesos marinhos

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página