Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama e PF apreendem 3,8 mil litros de agrotóxicos no RS
Início do conteúdo da página

Ibama e PF apreendem 3,8 mil litros de agrotóxicos no RS

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 15h31
Apreensão de agrotóxicos no Rio Grande do Sul
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (18/04/2017) – O Ibama e a Polícia Federal (PF) realizaram mais uma etapa da Operação Ceres, que resultou na apreensão de 3,8 mil litros de agrotóxicos irregulares no Rio Grande do Sul, além 81 kg de produtos em desacordo com o Decreto 4.074/2002. As multas aplicadas totalizam cerca de R$ 500 mil.

A manutenção, o descarte ​e o uso de agrotóxicos vencidos ou contrabandeados ​são ilícitos ambientais previstos na Lei 9.605/98. Produtos fora de validade representam ​graves riscos à saúde e ao meio ambiente, e devem ser obrigatoriamente devolvidos às indústrias fabricantes. ​

Exames laboratoriais serão realizados para verificar a origem dos produtos. Se confirmado o uso de p​esticidas ilegais​, estão previstas multas de até R$ 2 milhões, além da destruição das lavouras.

Ceres

O objetivo da Operação Ceres é combater o uso irregular de agrotóxicos. Somente na fronteira com o Uruguai foram apreendidas desde o início do ano 11,4 toneladas de produtos vencidos ou contrabandeados em operações realizadas por agentes do Ibama, da PF, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Receita Federal e da Polícia Civil do RS. Cento e oitenta hectares foram embargados.

O nome da operação​, que será mantida por tempo indeterminado, é uma referência à deusa protetora da agricultura na mitologia romana.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página