Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Comunicado do Ibama sobre operação da Polícia Federal contra o comércio ilegal de madeira
Início do conteúdo da página

Comunicado do Ibama sobre operação da Polícia Federal contra o comércio ilegal de madeira

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 18h47 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 20h15

Brasília (03/04/2019) – A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quarta-feira (03/04) operação para desarticular organização criminosa envolvida com o comércio ilegal de madeira em seis estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Iniciada em 2017, a investigação que resultou na Operação Khizi revelou a existência de esquema entre empresários do setor madeireiro e servidores públicos para viabilizar o comércio e o transporte interestadual de madeira sem origem comprovada.

A investigação também identificou o pagamento de propinas a agentes públicos responsáveis pela fiscalização tributária e ambiental, conduta que induziu a ocorrência de outros delitos: organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas, corrupção ativa e passiva, prevaricação, facilitação ao descaminho e sonegação de tributos.

A operação teve a participação de 125 policiais federais para o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva e 9 de prisão temporária expedidos pela Subseção Judiciária Federal em Parnaíba (PI). Os mandados estão sendo cumpridos nos estados do Piauí, Pará, Maranhão e Bahia.

A Corregedoria do Ibama abrirá processo administrativo disciplinar para apurar possíveis desvios funcionais de dois agentes do Instituto e poderá decidir pela demissão dos servidores caso sejam comprovadas condutas ilícitas. A exoneração de ambos das respectivas funções de chefia já foi determinada pela Presidência do Ibama.

O Instituto apoia a ação da PF e permanece à disposição para colaborar com a investigação.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página