Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas > Ibama apreende animais ameaçados de extinção remetidos pelos Correios
Início do conteúdo da página

Ibama apreende animais ameaçados de extinção remetidos pelos Correios

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 20h10 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 20h15
imagem sem descrição.

Brasília (11/03/2020) - Ibama, Polícia Militar Ambiental e Correios realizaram ação conjunta que resultou na apreensão de dois filhotes de jabuti (Chelonoidis carbonaria) e outros dois de iguana verde (Iguana iguana), espécies ameaçadas de extinção. Os animais foram detectados em duas encomendas postadas por um mesmo remetente, uma com destino a Curitiba (PR) e outra, a Campinas (SP).

As irregularidades ambientais foram constatadas a partir de triagem de encomendas postais com uso de raio-x em unidades de tratamento de encomendas dos Correios em Curitiba e Campinas. Para burlar a fiscalização, o remetente havia declarado o conteúdo das encomendas como enfeites e informado endereço inexistente.

Com o objetivo de identificar os destinatários das encomendas, agentes monitoraram as entregas.

O infrator que encomendou os jabutis foi multado em R$10 mil por adquirir espécimes da fauna nativa sem autorização e poderá responder por maus-tratos em razão das condições a que os animais foram submetidos durante o transporte. Segundo ele, os espécimes haviam sido comprados por meio de um anúncio na internet.

O destinatário dos iguanas assumiu que mantinha ilegalmente em sua residência duas serpentes da espécie exótica invasora corn snake (Elaphe guttata) e uma aranha caranguejeira (Vitalius sorocabae). Os animais foram apreendidos e o infrator autuado por adquirir animal silvestre sem autorização, ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa sem autorização e praticar maus-tratos. As autuações totalizam R$ 18,9 mil.

Os jabutis foram encaminhados ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre de Curitiba (CAFS), onde receberam cuidados veterinários. Os demais, ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP).

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página