Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Ibama impede avanço de desmatamento em cinco municípios de MT
Início do conteúdo da página

Ibama impede avanço de desmatamento em cinco municípios de MT

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 13h10 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 15h40
Agentes ambientais do Ibama apreendem trator usado para desmatar ilegalmente vegetação nativa da Amazônia
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (27/06/2018) – Operação realizada pelo Ibama em conjunto com a Força Nacional para coibir o desmatamento ilegal em florestas nativas nas regiões centro-norte e noroeste de Mato Grosso resultou até o momento no embargo de 1.418 hectares em cinco municípios.

Agentes ambientais apreenderam 12 tratores, 1 pá carregadeira, 5 caminhões, 3 motos e 88 metros cúbicos de madeira. Foram aplicados 11 autos de infração, que totalizam cerca de R$ 4 milhões.

Alertas do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter-B) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), associados à análise de imagens de satélite, permitiram às equipes de fiscalização interromper a abertura de novas áreas por corte raso.

“A apreensão dos equipamentos usados em infrações ambientais, prevista no Decreto 6.514/2008, é estratégica para impedir a continuidade do dano e descapitalizar os infratores”, disse o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Juína (MT), Evandro Selva, que coordenou a operação. As máquinas apreendidas pela fiscalização estarão à disposição de demandas públicas de prefeituras da Amazônia.

Segundo a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Lívia Martins, a entrada de madeira ilegal no comércio torna a concorrência desleal e compromete a viabilidade de empreendimentos de base florestal autorizados.

A operação será mantida por prazo indeterminado.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página