Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Sargento assassinado na Flona do Jamanxim é homenageado pelo Ibama em Novo Progresso (PA)
Início do conteúdo da página

Sargento assassinado na Flona do Jamanxim é homenageado pelo Ibama em Novo Progresso (PA)

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 20h49 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 19h34
Parentes do sargento João Luiz de Maria Pereira recebem homenagem na base operativa do Ibama em Novo Progresso (PA)
imagem sem descrição.

Brasília (22/06/2018) – Assassinado há dois anos em operação conjunta do Ibama com a PM do Pará na Floresta Nacional do Jamanxim, o 1º sargento João Luiz de Maria Pereira, do Grupamento Tático Operacional de Itaituba (PA), foi homenageado nesta quarta-feira (20/06) em cerimônia realizada na Base Operativa do Ibama em Novo Progresso (PA).

A base recebeu o nome do sargento, de acordo com a Portaria do Ibama n.º 1.640, de 08/06/2018. A família foi representada pela tia de João Luiz, Ednei Viana de Oliveira. “Gostaria de agradecer por todo esse carinho que estão prestando ao meu sobrinho. Isso nos fortalece e tenho a certeza de que ele não partiu em vão. A mãe dele não pôde vir por problemas de saúde, mas fica o agradecimento de toda a família”, discursou Ednei, acompanhada de parentes.

Em depoimento emocionado, o agente ambiental federal Welington Gomes de Jesus, que participou de diversas operações com João Luiz, disse que ele tombou em combate contra o crime organizado que atua na região. “Morreu em gesto heroico, lutando em defesa da Amazônia, cumprindo seu dever e acreditando em dias melhores para um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Sempre criterioso e otimista, seu legado vai nos guiar.”

O ato teve a participação da presidente do Ibama, Suely Araújo, do coordenador-geral de Fiscalização Ambiental do Instituto, Renê Luiz de Oliveira, do superintendente no Pará, Edimax Gonçalves, e da gerente-executiva em Santarém, Maria Luiza Gonçalves de Souza. O Governo do Estado foi representado pelo comandante da PM em Itaituba, coronel André Carlos Paulo de Oliveira.

A homenagem reuniu cerca de 100 pessoas, entre elas o prefeito de Novo Progresso, Ubiraci Soares Silva.

“Tive oportunidade de atuar com o sargento diversas vezes e me emociono muito de hoje a gente fazer essa homenagem em nome desse guerreiro, que dedicou sua vida à causa ambiental. A Base Operativa do Ibama não poderia ter melhor representação”, discursou Maria Luiza. “Temos policiais que tombam na atividade e não recebem esse reconhecimento. O sargento era um parceiro do Ibama e do ICMBio. Agradeço pela justa homenagem”, disse em seguida o comandante da PM, lembrando que o policial era conhecido pelos companheiros de Itaituba como Urso Branco.

Inaugurada em 2008, a base de Novo Progresso é usada por agentes ambientais para fiscalização no eixo da BR-163, que corta um mosaico de Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

O sargento João Luiz foi assassinado em 17 de junho de 2016 numa emboscada após a destruição de acampamento ilegal de madeireiros dentro da Floresta Nacional do Jamanxim. Na véspera do homicídio, foram apreendidos um trator, um caminhão e várias motosserras, que pertenceriam ao grupo responsável pelo acampamento ilegal e pelo ataque criminoso.

“Este ato representa uma homenagem ao sargento por tudo o que ele fez pelo meio ambiente, mas também a todo o esforço de fiscalização que tem como foco a base de Novo Progresso. É daqui que saem operações durante todo o ano para proteger a Amazônia. Trata-se de uma espécie de reinauguração da base, muito simbólica”, disse a presidente do Ibama.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página