Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Ibama combate desmatamento e garimpo de cassiterita na TI Tenharim do Igarapé Preto (AM)
Início do conteúdo da página

Ibama combate desmatamento e garimpo de cassiterita na TI Tenharim do Igarapé Preto (AM)

Publicado: Terça, 29 de Mai de 2018, 20h52 | Última atualização em Sexta, 22 de Junho de 2018, 21h24
Agentes do Ibama desativam garimpo na Terra Indígena Tenharim do Igarapé Preto, no Amazonas
Foto: Vinícius Mendonça/Ibama
Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Brasília (29/05/2018) – Ação realizada pelo Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Ibama no sul do Amazonas resultou na desativação de 4 escavadeiras hidráulicas, 1 retroescavadeira e 2 motobombas usadas em garimpos ilegais na Terra Indígena (TI) Tenharim do Igarapé Preto (AM).

A operação, realizada com apoio da Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena, da Fundação Nacional do Índio (Funai), combate ilícitos ambientais como exploração mineral e extração de madeira em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no noroeste de Mato Grosso e no sul do Amazonas. A região abriga extensos maciços florestais que sofrem pressão de grupos criminosos. O Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama prevê ações de fiscalização regulares na região para impedir o furto de madeira, a degradação ambiental e a contaminação dos corpos hídricos.

“O patrulhamento realizado pelo GEF no sul do Amazonas reforça outras ações do Instituto. A desativação do maquinário permite cessar o dano ambiental e descapitalizar os infratores”, diz o coordenador de Operações de Fiscalização, Roberto Cabral.

Com 87,4 mil hectares, a TI Tenharim do Igarapé Preto está localizada no município de Novo Aripuanã (AM).

O Ibama investiga os responsáveis pelas atividades ilegais na TI. Todas as informações obtidas durante a operação serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para abertura de processos criminais.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página