Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama interrompe comércio ilegal de vacina do sapo em Concórdia (SC)
Início do conteúdo da página

Ibama interrompe comércio ilegal de vacina do sapo em Concórdia (SC)

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 19h09
Phyllomedusa bicolor
Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Brasília (12/11/2019) – Agentes do Ibama e da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina cumpriram no último sábado (09/11) mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal contra o comércio ilegal da toxina conhecida como vacina do sapo em Concórdia (SC). Produzida naturalmente por pererecas kambô (Phyllomedusa bicolor), a substância tem efeitos alucinógenos e pode causar a morte do usuário.

Povos originários da Amazônia, como os Katukinas e os Huni Kuin, usam a toxina kambô em práticas ancestrais, mas a aplicação por não indígenas representa um sério risco à saúde. O comércio ilegal também ameaça a sobrevivência da espécie, que se tornou visada por traficantes de fauna silvestre.

O principal alvo da investigação que resultou na Operação Kambô II é um cidadão de Cruzeiro do Sul (AC) acusado de ofertar, obter, transportar, comercializar e tentar aplicar a substância. Essas condutas são proibidas pela legislação ambiental e puníveis com multa e apreensão. Por esse motivo, o investigado teve suas atividades impedidas pelo Ibama. Com ele também foram encontrados objetos feitos com partes de animais silvestres, como ossos, dentes, penas e couro.

Em maio de 2019, outro investigado pela mesma prática já havia sido multado pelo Ibama em Florianópolis.

A ação em Concórdia é resultado de investigações do Ibama em diversas frentes: nas áreas de captura dos animais, a partir de anúncios veiculados na internet e em locais onde ocorre a aplicação da toxina.

Nas próximas etapas, a Operação Kambô II terá como alvo não indígenas que comercializam a vacina do sapo em outras cidades brasileiras e no exterior.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página