Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2018 > Ibama devolve mais de 7 mil caranguejos à natureza em operações de proteção ao período reprodutivo em SE e na BA
Início do conteúdo da página

Ibama devolve mais de 7 mil caranguejos à natureza em operações de proteção ao período reprodutivo em SE e na BA

Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 19h58
Agente ambiental federal participa da soltura de caranguejos após operação de proteção ao período reprodutivo da espécie
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (12/04/2018) – Três operações de fiscalização realizadas pelo Ibama durante o período reprodutivo do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) resultaram na apreensão e devolução à natureza de 7 mil caranguejos e 450 guaiamuns (Cardisoma guanhumi), espécie ameaçada de extinção, em Sergipe. Foram aplicados 38 autos de infração, que totalizam R$ 60,7 mil reais.

Os agentes ambientais percorreram manguezais nos principais estuários do estado, feiras livres e as rotas de transporte com o objetivo de inibir a captura e o comércio do caranguejo-uçá durante a “andada”, época em que machos e fêmeas saem de suas tocas para acasalar. Os animais ficam mais vulneráveis à captura nesse momento, que corresponde às luas cheia e nova. A captura de fêmeas e indivíduos com carapaças inferiores a 6 centímetros é proibida pela legislação.

 

86 embarcações inspecionadas na BA

Na Bahia, 206 caranguejos foram devolvidos à natureza durante operação de fiscalização realizada pelo Ibama em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri (BA) e com a Reserva Extrativista Canavieiras. Os agentes ambientais percorreram os principais canais que cortam os mangues entre Canavieiras (BA) e Belmonte (BA) e o estuário do Rio Mucuri. Foram inspecionadas 86 embarcações, 6 veículos e 1 projeto de aquicultura.

A ação, realizada para inibir a captura do caranguejo uçá em dois períodos de reprodução previstos na Instrução Normativa n° 6/2017 dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também resguardou a andada (reprodução) do guaiamum de 2 a 7 de março em Santa Cruz Cabrália (BA).

O caranguejo uçá é um recurso econômico importante para a população que habita a Resex Canavieiras. A presença constante do Ibama evita a captura ilegal de milhares de caranguejos, atividade que poderia comprometer os estoques da espécie na região.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(061) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página