Portaria 51, de 13 de mar?o de 2023
- Portaria 123, de 11 de outubro de 2022 (Revoga a Portaria nº 123, de 11 de outubro de 2022.)
Aprovar a I Revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA - PDP 2023, na forma do Anexo I desta Portaria.
(Portaria revogada pela PORTARIA Nº 180, DE 28 DE JULHO DE 2023 )
PORTARIA Nº 51, DE 13 DE MARÇO DE 2023
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (Ibama), no uso das atribuições que lhe conferem o art. 15 do Anexo I do Decreto nº 11.095, de 13 de junho de 2022, que aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, e nos incisos IX, X e XI do art. 195, do Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria nº 92, de 14 de setembro de 2022, resolve:
Art. 1º Aprovar a I Revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA - PDP 2023, na forma do Anexo I desta Portaria.
Parágrafo único. O PDP 2023 do Ibama tem como finalidade elencar as necessidades de desenvolvimento para cumprimento de seus objetivos institucionais. Fazem parte do PDP 2023 do Ibama, as necessidades de desenvolvimento e suas respectivas especificações constantes no Anexo I desta Portaria, o qual poderá ser revisado periodicamente pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas - CGGP com o auxílio da Coordenação de Educação Corporativa - Ceduc, sob o acompanhamento do Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP, para promover o alinhamento dos esforços de desenvolvimento e formação do quadro funcional do Ibama, com as diretrizes do Órgão, em conformidade com os normativos legais.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Fica revogada a Portaria nº 123, de 11 de outubro de 2022.
RODRIGO AGOSTINHO
ANEXO I
No. |
Necessidade de Desenvolvimento |
Público-alvo |
Estados |
Total de Agentes Públicos |
1 |
Utilizar sistemas na organização do trabalho individual e equipe. |
Técnicos e Analistas que utilizam sistemas corporativos: SISREF, SIGEPE, SEI, SIAPNET. |
TODOS |
80 |
2 |
Conhecer métodos e técnicas informacionais para o desenvolvimento de sistemas de dados e informações. |
Técnicos e Analistas, DIQUA. |
DF |
46 |
3 |
Aprimorar conhecimentos para levantamento e análise de relatórios sobre Ecologia de Paisagem e Fauna. |
Analistas Ambientais- Núcleo de Licenciamento Ambiental |
SP |
10 |
4 |
Capacitar servidores que ingressaram no último concurso em planejamento e gestão de contratações de TI. |
Servidores da CGTI. |
DF |
10 |
5 |
Capacitação em Biorremediação. |
Servidores que atuam em Programas Ambientais aplicados ao LAF. |
RS |
3 |
6 |
Ampliar os conhecimentos sobre segurança de barragens de diversos tipos (rejeitos, múltiplos usos, geração de energia, resíduos). |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais. |
TODOS |
27 |
7 |
Conhecer e aprimorar o conhecimento sobre métodos de monitoramento e remediação ambiental. |
Técnicos e Analistas Ambientais que atuam nas Superintendências, Coordenação-geral e NUPAEM, DIPRO e DIQUA. |
TODOS |
63 |
8 |
Adquirir competências e desenvolver habilidades para atuar como Agente de Emergências Ambientais - AEA. |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais. |
TODOS |
95 |
9 |
Ampliar o conhecimento em Sistema de Comando de Incidentes - SCI (Básico, Intermediário e Avançado). |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais. |
TODOS |
85 |
10 |
Aprimorar e conhecer técnicas para atuação em resposta a acidentes envolvendo produtos químicos. |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais. |
TODOS |
70 |
11 |
Desenvolver e ampliar técnicas para o acompanhamento do programa de gestão de riscos da Estação Antártica Comandante Ferraz. |
Servidores da área de Emergências Ambientais; Operações Antárticas e Militares da Marinha do Brasil (Grupo Base) |
DF, RJ, ES. |
70 |
12 |
Conhecer e aprimorar as ações de resposta à vazamento de óleo no âmbito do Plano Nacional de Contingência. |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais e, membros do GAA e Rede de Atuação Integrada. DIPRO. |
TODOS |
61 |
13 |
Ampliar e conhecer técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para o monitoramento ambiental relacionado a derramamentos de óleo e acidentes. |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais. |
TODOS |
94 |
14 |
Análise de impactos sobre espécies ameaçadas da Mata Atlântica |
Servidores da DITEC |
RJ |
30 |
15 |
Aprimorar o conhecimento e desenvolver habilidades para gestão de emergências nucleares, incluindo ações de primeira resposta a acidentes. |
Agentes que atuam na área de Emergências Ambientais vinculado à área Nuclear. |
TODOS. |
145 |
16 |
Aprimorar o conhecimento sobre métodos de análise de documentos para operações de Ship-To-Ship. |
Agentes da Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais. |
BA , DF , ES , RJ , SP |
19 |
17 |
Conduzir embarcação oficial. |
Servidores que desempenham atividades finalistas ou de apoio, DITEC |
SC |
12 |
18 |
Atuar com segurança e habilidade em técnicas verticais, incluindo sua realização em helicópteros. |
Servidores que atuam na área de proteção e incêndios florestais e brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais. |
DF |
30 |
19 |
Preparar para atuação como Pilotos Remotos (operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas |
Servidores que realizam operação com "Drones". |
DF , MT |
81 |
20 |
Pilotar aeronaves dos modelos (AW 119, EC 130 e AS350 B2) com a proficiência necessária para uma operação segura. |
Servidores que desempenham atividades como piloto de aeronaves. |
DF |
2 |
21 |
Pilotar aeronaves de acordo com a previsão do Programa de Treinamento Operacional (PTO) |
Servidores habilitados como pilotos de helicóptero. |
DF , RJ |
33 |
22 |
Habilitar servidores ao uso de aeronaves remotamente pilotadas em apoio à prevenção e combate aos incêndios florestais |
Servidores envolvidos nas atividades de prevenção e combate a incêndios florestais |
DF |
120 |
23 |
Adquirir e atualizar conhecimentos relacionados a equipamentos, instrumentos e técnicas operacionais em combates aéreos a incêndios florestais. |
Agentes que atuam na temática do fogo e operações aéreas. |
DF |
15 |
24 |
Aprimorar conhecimento sobre o mercado de créditos de carbono, para subsídio às ações sobre crédito corporativo |
Analistas que trabalham com a execução do Proconve/Promot, DIQUA e PRESID/CGAE. |
DF |
10 |
25 |
Conhecer os tipos de solo dos biomas brasileiros - conceitos e métodos em nível básico. |
Servidores e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF |
152 |
26 |
Avaliação de perigo e risco ambiental de agrotóxicos de forma harmonizada para organismos do solo, aquáticos, aves e mamíferos, répteis e anfíbios. |
Técnicos e Analistas Ambientais |
DF , MT |
78 |
27 |
Aprimorar conhecimentos sobre aplicações de agrotóxicos para aperfeiçoar a orientação técnica de uso em campo. |
Técnicos e Analistas Ambientais |
DF , RJ |
104 |
28 |
Aprimorar conhecimentos em ecotoxicologia para análise de agrotóxicos e outras substâncias perigosas. |
Aprimorar conhecimentos em ecotoxicologia para análise de agrotóxicos e outras substâncias perigosas. |
DF |
48 |
29 |
Aprimorar conhecimentos sobre polinização para as avaliações de agrotóxicos e outras substâncias/produtos perigosos. |
Técnicos e Analistas Ambientais |
DF |
48 |
30 |
Aprimorar conhecimentos sobre a modelagem de dados ambientais para diferentes matrizes ambientais. |
Técnicos e Analistas Ambientais, DIQUA. |
DF |
48 |
31 |
Atuar no manejo e resgate da fauna silvestre atingida por incêndios florestais e eventos climáticos extremos. |
Servidores e brigadistas que atuam nas ações de incêndios florestais; gestão da fauna; proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais. DIPRO e SUPES. |
DF, RJ, ES |
185 |
32 |
Possuir conhecimentos em ferramentas de gerenciamento de incidentes para aplicação em operações de combate a incêndios florestais e outras situações. |
Servidores que atuam nas ações de incêndios florestais, fiscalização e emergências ambientais e brigadistas de prevenção e combate . |
DF |
60 |
33 |
Utilizar Sistemas de Informações Geográficas, sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento no manejo integrado do fogo e prevenção de incêndios |
Agentes públicos que atuam na temática de gestão ambiental e incêndios florestais. |
DF |
180 |
34 |
Capacitar em sistemas Agroflorestais biodiversos sintrópicos e, técnicas de reordenar e restaurar o ambiente. |
Servidores que atuam nos Núcleos da DITEC |
MS |
20 |
35 |
Aprofundamento em conhecimentos sobre Manejo Florestal Sustentável |
Servidores da DITEC |
PB , RJ , RR |
55 |
36 |
Desenvolver conhecimentos e habilidades de manejo, identificação e enriquecimento ambiental dos recintos, segundo boas práticas identificadas. |
Servidores da DITEC |
RJ |
15 |
37 |
Operar equipamentos motorizados utilizados nas atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais. |
Agentes públicos que atuam na temática do fogo e brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais. |
DF |
120 |
38 |
Adquirir conhecimento com temas do manejo florestal: dendrologia; identificação anatômica de madeira; sensoriamento remoto. |
Servidores interessados, dos OEMAs, das Supes envolvidas e do Ibama Sede |
DF |
50 |
39 |
Competências técnicas e instrumentais necessárias às atividades de verificação, interpretação e manipulação de dados de geoprocessamento. |
Servidores que trabalham com análise de sistemas de informação geográficas. |
RS |
5 |
40 |
Instalação e medição de parcelas permanentes, avaliação de danos da exploração, aferição de equações de volume. |
Servidores interessados, dos OEMA's, das Supes envolvidas e do Ibama Sede |
DF |
30 |
41 |
Aprimorar conhecimentos sobre métodos para identificação, avaliação e monitoramento de impactos ambientais relacionados. |
Servidor que atue no NLA-SP |
SP |
1 |
42 |
Aprimorar o conhecimento sobre métodos para análise de risco ambiental e sobre emergências ambientais. |
Servidor que atue no NLA- SP |
SP |
1 |
43 |
Padronização de entendimento dos servidores do SISNAMA sobre gestão florestal e mudanças climáticas. |
Servidores da CGFLO, servidores interessados dos OEMAs e das unidades descentralizadas do Ibama. |
DF |
30 |
44 |
Uniformização de parâmetros técnicos mínimos para estabelecer critérios de normatização da exploração florestal sustentável nos biomas. |
Partes envolvidas na gestão florestal das unidades descentralizadas dos biomas Pampas, Caatinga e Cerrado, pesquisadores e outros entes. |
DF |
30 |
45 |
Executar atividades de manejo integrado do fogo, prevenção e combate a incêndios florestais. |
Servidores e brigadistas que atuam ou venham a atuar na temática do manejo integrado do fogo, prevenção e combate aos incêndios florestais. |
DF , RJ |
2030 |
46 |
Inserir servidores que ainda não tiveram contato com outras técnicas e conhecimentos de manejo da flora, incluindo produtos não madeireiros. |
Servidores da CGFLO, dos OEMA's e das unidades descentralizadas do Ibama. |
DF , SP |
50 |
47 |
Determinar as causas e origens dos incêndios florestais como meio de subsídio para a atuação no combate a esse crime ambiental. |
Agentes que atuam na temática de incêndios florestais e segurança pública. |
DF |
60 |
48 |
Atualização em Controle de Incêndios Florestais. Participação no Wildfire 2023 -VIII International Wildland Fire Conference- Portugal, 16-19 Maio 2023 |
Servidores e brigadistas que atuam ou venham a atuar na temática do manejo integrado do fogo, prevenção e combate aos incêndios florestais. |
MS |
1 |
49 |
Identificar madeira serrada em ações fiscalizatórias. |
Servidores SUPES (Ditec) e DIPRO Sede. |
DF |
60 |
50 |
Capacitação em sistemas de tratamento de águas e efluentes sanitários e industriais. |
Servidores que atuam no LAF. |
RS |
3 |
51 |
Análise ambiental sobre temas relacionados ao Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP). |
Analistas ambientais, analistas administrativos, técnicos ambientais, técnicos administrativos. DIQUA. |
DF |
46 |
52 |
Oferecer atendimento veterinário dos animais recebidos pelos CETAS do IBAMA utilizando conhecimentos e habilidades atualizados/aperfeiçoados. |
Servidor de CETAS que lida com gestão, manejo e clínica de animais silvestres recebidos pelo IBAMA |
RN |
1 |
53 |
Aprimorar conhecimentos para análise de relatórios e avaliação do impacto sobre a Ictiofauna. |
Analistas Ambientais- Núcleo de Licenciamento Ambiental |
SP |
10 |
54 |
Aprender identificação de peixes, compensação florestal (projetos de reflorestamento, recuperação/restauração, plantio compensatório, ASV) |
Analistas ambientais do licenciamento ambiental federal |
SP |
1 |
55 |
Compreender e atualizar os servidores na nova lei de licitação e contratos, Lei 14.133/21, para uma efetiva transição entre as normas antigas e novas. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS. |
100 |
56 |
Ampliação e aprimoramento dos conhecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) |
Servidores SUPES e DIPLAN Sede. |
RJ |
73 |
57 |
Aprimorar conhecimentos sobre a Lei de Crimes Ambientais |
Servidores da DITEC |
RJ , TO |
35 |
58 |
Direitos Especiais |
Especialistas em Meio Ambiente |
SP |
10 |
59 |
Aprimorar conhecimentos sobre direto tributário e código tributário nacional. |
Servidores lotados no EARRE. |
PR |
5 |
60 |
Aprofundar os conhecimentos em legislação de Gestão de Bens Apreendidos. |
Servidores da área meio e fim que atuam na gestão de bens apreendidos. |
PB , TO |
10 |
61 |
Aprimorar o conhecimento sobre aspectos jurídicos e processuais relacionados ao licenciamento ambiental federal e legislação ambiental pertinente. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental federal nas DILIC e NLAs, Sede e Estados. |
TODOS. |
179 |
62 |
Atualizar quanto quanto ao regramento ambiental vigente. |
Servidores que atuam no âmbito da conciliação ambiental do Processo Sancionador. CENPSA. |
DF |
15 |
63 |
Relatório de análise preliminar, relatório de análise instrutória, circunstanciado, recursal, revisional e demais relacionados ao processo sancionador |
Membros da Equipe Nacional de Instrução - Enins e dos Núcleos de Conciliação Ambiental - Nucam's |
DF , TO |
305 |
64 |
Emitir decisão como autoridade julgadora no caso de novos indicados, e falta o aprimoramento daqueles que já executa essas atividades. |
Autoridades Julgadoras do Processo Sancionador Ambiental |
DF |
30 |
65 |
Conduzir uma audiência de conciliação e dar os encaminhamentos necessários após a sessão. |
Membros do NUCAM - Núcleo de Conciliação nos Estados e no DF e aqueles que tenham interesse em trabalhar na conciliação ambiental. |
DF |
150 |
66 |
Relatório de Preparação para adesão, que é aquele que análise a conformidade da autuação e consolida o débito decorrente de autuação ambiental. |
Integrantes do NUCAM-DF e ENINS |
DF |
100 |
67 |
Curso de elaboração do relatório de análise preliminar da autuação para a conciliação ambiental |
Conciliadores dos NUCAMs, equipe do Serviço de Apoio à Análise Preliminar e Adesão (SACA) |
DF |
100 |
68 |
Capacitar os servidores na atualização da legislação de pessoal vigente. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS. |
125 |
69 |
Avaliação sobre controles corporativos que se relacionam à regularidade de instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente |
Analistas ambientais, analistas administrativos, técnicos ambientais, técnicos administrativos. DIQUA |
DF |
46 |
70 |
Capacitar os servidores nos procedimentos e atualizações sistêmicas no desenvolvimento do processo de folha de pagamento. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS. |
61 |
71 |
Capacitação para organização de cerimonial e eventos. |
Servidores da SUPES-RJ |
RJ |
10 |
72 |
Capacitar sobre os procedimentos de gestão patrimonial. Depreciação de bens móveis e/ou imóveis. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS. |
70 |
73 |
Atualizar os procedimentos relativos às atividades de orçamento e finanças, contabilidade e cobrança administrativa. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS. |
94 |
74 |
Qualificar a gestão para atendimento ao usuário e relacionamento com o público externo. |
Servidores que atuem na equipe de apoio à Gestão Documental e à Gestão de Pessoas. |
PE |
4 |
75 |
Fortalecer a compreensão dos normativos éticos que regem a conduta do Servidor Público. |
Agentes Públicos com exercício no Ibama. Sede, PRESID e SUPES. |
TODOS |
620 |
76 |
Aprimorar a avaliação e apuração da gestão ética no contexto do serviço público |
Membros da Comissão de Ética do Ibama e pontos focais da ética nas superintendências |
DF |
35 |
77 |
Instruir os integrantes da Comissão de Ética em procedimentos e ritos de apuração ética. |
Servidores designados para integrar a comissão de ética, PRESID. |
DF |
10 |
78 |
Desenvolver competências técnicas para análise em Prevenção e Resolução de Conflito de Interesses. |
Analistas e Técnicos Administrativos e Ambientais, das Superintendências, Membros da Comissão de Ética PRESID, COREM/DIQUA. |
TODOS |
230 |
79 |
Capacitação sobre Pregão Eletrônico |
Servidores da DIAFI |
RJ |
10 |
80 |
Apresentar soluções alinhadas ao cumprimento de metas e ao alcance dos objetivos estratégicos da organização. |
Servidores que atuam na realização de auditorias no Ibama e servidores que atuam no gabinete da Auditoria Interna. |
DF, TO |
7 |
81 |
Reconhecer a repercussão de suas ações para o êxito ou alcance dos objetivos estabelecidos pelo grupo. |
Servidores que atuam na realização de auditorias no Ibama e servidores que atuam no Gabinete da Auditoria Interna. |
DF |
6 |
82 |
Desempenhar as atividades com qualidade e alinhadas ao cumprimento de metas e objetivos da organização. |
Servidores que atuam na realização de auditorias no Ibama e servidores que atuam no Gabinete da Auditoria Interna |
DF |
6 |
83 |
Aprimoramento da integração entre Ibama e órgãos estaduais e municipais de meio ambiente |
Servidores da administração pública ambiental |
DF |
1000 |
84 |
Enquadramento de atividades no CTF/APP |
Servidores da administração pública ambiental e sociedade em geral, DIQUA. |
TODOS |
1030 |
85 |
Dominar o uso da ferramenta MS Project |
Assistentes, Assessores, Coordenadores, Gerentes de Projeto, Presidência/CGAE. |
DF |
47 |
86 |
Capacitar servidores nas áreas de administração e gestão pública voltadas à melhoria dos procedimentos e atendimento às demandas. |
Servidores- SUPES |
PR |
20 |
87 |
Desenvolver e aprimorar habilidade básica de segurança de plataforma - CBSP (salvatagem) e escape de aeronaves submersas. |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais. |
TODOS. |
56 |
88 |
Capacitar sobre gestão de riscos, planejamento estratégico e captação de recursos. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS. |
53 |
89 |
Operar aeronaves (desde a gestão a aplicação de conhecimentos diretos) com necessária proficiência a fim de atender requisitos mínimos de segurança. |
Servidores que executam tarefas finalísticas nas operações aéreas. |
DF |
10 |
90 |
Aprimorar o conhecimento sobre métodos de análise de riscos e gestão de emergências ambientais. |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais, DIPRO. |
TODOS. |
152 |
91 |
Avaliação de aspectos econômicos relacionados ao meio ambiente |
Analistas ambientais, analistas administrativos, técnicos ambientais, técnicos administrativos |
DF |
46 |
92 |
Valorar danos ambientais, algo que tem sido cada vez mais solicitado pelo Ministério Público Federal. |
Agentes e Analistas Ambientais que atuam com licenciamento ambiental e controle de atividades potencialmente poluidoras |
SP |
6 |
93 |
Aplicar técnicas e uso de ferramentas de geotecnologias, que viabilizam a análise e monitoramento geoespacial das informações. |
Analistas que atuam no CENIMA, sensoriamento remoto e, análise e interpretação de dados. |
DF |
15 |
94 |
Aplicar técnicas e uso de ferramentas de geotecnologias para análise e monitoramento geoespacial das informações ambientais. |
Analistas Ambientais que atuam no CENIMA/COAPI |
DF |
10 |
95 |
Dar continuidade no portal de gestão da biblioteca digital e física do Ibama. |
Analista Ambiental lotados no CENIMA |
DF |
2 |
96 |
Colaborar com ideias e soluções para melhorar a comunicação interna e externa da Diqua utilizando novas ferramentas de comunicação e novas mídias. |
NQA/SP - 2 |
SP |
2 |
97 |
Analisar mapas georreferenciados e dados geo. |
Servidores que trabalham com análise que incluem mapas georreferenciados e dados geo. |
MS |
10 |
98 |
Atuar na gestão de conflitos ambientais relacionadas ao uso dos recursos naturais e ocupação territorial. |
Servidores do Ibama que atuam na Educação Ambiental e/ou nas ações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo - MIF. |
PR |
3 |
99 |
Atendimento às comunidades indígenas e tradicionais em sistemas Agroflorestais biodiversos sintrópicos- capacitação sobre os temas relacionados. |
Servidores do Ibama que atuam nos Núcleos da DITEC |
MS |
10 |
100 |
Desenvolver aptidões para analisar imagens ambientais específicas usando o QGIS |
Analista Ambientais lotados no CENIMA que trabalham com monitoramento |
DF , MS , RJ |
42 |
101 |
Habilitar servidores a realizar mapeamento com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (drones) |
Servidores públicos do IBAMA habilitados em pilotagem remota e/ou com conhecimento de básico a intermediário em geoprocessamento |
DF , RJ |
66 |
102 |
Aprimorar capacidade de análise de dados ambientais de monitoramento (meio biótico e físico - ecotoxicologia, dragagem, pesca) |
Analistas ambientais do licenciamento ambiental federal |
SP |
1 |
103 |
Gestão de projetos de Educação Ambiental, com treinamento contínuo para os servidores. |
Analistas Ambientais lotados na COGIA |
DF |
5 |
104 |
Aplicar conceitos sobre planejamento, gestão e elaboração dos projetos educacionais de Educação Ambiental em atividades do PANGEA. |
Analistas Ambientais e Técnicos lotados no CENIMA/COGIA |
DF |
5 |
105 |
Pós-Graduação de administração de recursos humanos no setor público a fim de capacitar o servidor para enfrentar as mudanças na legislação e de gestão |
Servidor que atue na chefia de Gestão de Pessoas. |
PE |
1 |
106 |
Capacitar mediadores e intérpretes de Libras |
Servidores da Sede e Estados. |
TODOS. |
120 |
107 |
Capacitar sobre como implementar Trilhas de Aprendizagem e procedimentos operacionais padrão -POPs. |
Técnicos e Analistas Administrativos e Ambientais e, colaboradores, Superintendências e Sede. DIPLAN. |
TODOS. |
152 |
108 |
Capacitar sobre metodologia de ensino e nos procedimentos pedagógicos. |
Servidores e colaboradores. |
TODOS. |
52 |
109 |
Executar ações de educação ambiental junto às áreas de atuação do Prevfogo. |
Servidores que atuam na temática do manejo integrado do fogo e brigadistas de prevenção e combate aos incêndios florestais. PrevFogo. |
DF |
60 |
110 |
Aprimorar a elaboração de cursos de capacitação para o público interno (servidores) e externo (sociedade). |
Analistas ambientais, analistas administrativos, técnicos administrativos, técnicos ambientais |
DF |
20 |
111 |
Utilizar técnicas e estratégias para o desenvolvimento de planos, projetos e ações educacionais a serem implementadas na unidade. |
Servidores público efetivos e temporários que atuam na área de formação educacional e treinamentos. |
DF |
10 |
112 |
Regimento interno da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional |
Servidor da carreira ambiental com conhecimento básico nos regimentos internos legislativos federais. |
DF |
20 |
113 |
Planejamento organizacional e aprimorar competências técnicas para atividades executadas na Instituição, em especial na UT Viracopos e no GN-I. |
Agente Ambiental Federal e membro da Equipe Nacional de Instrução |
SP |
12 |
114 |
Capacitação em geologia costeira |
Servidores que atuam no LAF. |
RS |
3 |
115 |
Redação Oficial, com enfoque em pareceres técnicos. |
Servidores do Ibama da Sede e das demais unidades. |
TODOS. |
140 |
116 |
Desenvolver ou aprimorar habilidades de comunicação em língua estrangeira para melhorar a comunicação e intercâmbio técnico-científico |
Servidores que atuam na Coordenação-geral e Núcleos de de Emergências Ambientais. |
DF, PR, RJ, RN, ES. |
117 |
117 |
Elaborar textos e documentos oficiais de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa |
Servidores que tratam manifestações de Ouvidoria e Pedidos de Acesso à Informação. SUPES (ES), OUVIDORIA e PRESID. |
DF, ES. |
40 |
118 |
Realizar gestão da informação e do conhecimento |
Servidores que atuam no tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação. OUVID e PRESID. |
DF |
16 |
119 |
Competência de comunicação/escrita/leitura em idioma estrangeiro. |
Agentes que atuam em áreas onde é necessária a interlocução com agentes estrangeiros. Superintendência, ASCOM/PRESID. |
DF , SP |
20 |
120 |
Necessidade de apropriação de conhecimentos sobre a forma como outros países atuam na proteção da fauna silvestre. |
Servidores dos Cetas, SUPES e Sede. |
DF , SP |
61 |
121 |
Conhecimentos avançados de gestão ambiental da biodiversidade aquática. Padronizar procedimentos sobre biossegurança em piscicultura. |
Servidores do Ibama Sede (Cobio/Comex/Cofap), dos Cetas, das Supes do Ibama (Ditecs) e parceiros (instrumentos de cooperação). |
DF , SP |
81 |
122 |
Treinamento no Protocolo Nacional em monitoria de praias - manejo quelônios (eclosão de ninhos, translocação de ninhos, monitoramento. Ed. Ambiental |
Servidores do Ibama das Supes e UTs nos estados onde ocorrem ações do PQA, comunidades tradicionais, monitores de praia. |
DF |
120 |
123 |
Conhecer e aplicar boas práticas manejo de javali. |
Servidores do Ibama: pontos focais CETAS e NUBIOs |
DF , SP |
61 |
124 |
Necessidade de treinamento dos servidores, especialmente dos Cetas, nas técnicas de marcação de animais silvestres; padronização dos procedimentos. |
Servidores do Ibama Sede (Cobio/Cofap), dos Cetas, das Supes do Ibama (Ditecs) e parceiros (instrumentos de cooperação) |
DF , SP |
81 |
125 |
Necessidade de melhor compreensão das atribuições e competências do Ibama frente à legislação e normativas afetas à pesca e organismos aquáticos. |
Servidores do Ibama Sede (Cobio), das Superintendências e algumas UTs que trabalham com o tema |
DF , SP |
61 |
126 |
Necessidade de treinamento de pessoal para a identificação, o monitoramento, o controle de espécies exóticas |
Servidores da Sede, Supes, parceiros, setor pesqueiro, entidades que tratam de espécies invasoras, universidades, ONGs, prefeituras, colônias de pesca. |
DF , SP |
61 |
127 |
Implementação de "selos ambientais" que indiquem certificação ambiental - exemplo: cultivos de espécies, garantias de uso sustentável das espécies. |
Servidores do Ibama Sede, das Supes |
DF |
60 |
128 |
Treinar em análise de planos de recuperação de espécies em ambientes naturais. |
Servidores do Ibama Sede, das Supes (NUBIOs e UTs). |
TODOS |
60 |
129 |
Disseminar conhecimentos sobre técnicas de monitoramento e registro das informações, levantamento de informações sobre soltura de animais silvestres. |
Servidores do Ibama Sede, das Supes e dos Cetas |
DF , SP |
61 |
130 |
Capacitar os servidores sobre o novo regime previdenciário. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS. |
119 |
131 |
Desenvolver as habilidades para gestão de recursos humanos, melhoria das relações interpessoais no trabalho em equipe, Gestão Pública e Inovação. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS |
45 |
132 |
Conhecer e saber aplicar métodos e técnicas de melhoria continua da qualidade e produtividade das equipes técnicas da DIQUA. |
Analistas Ambientais, Analistas Administrativos, Técnicos Ambientais e Técnicos Administrativos |
DF |
20 |
133 |
Implementar técnicas de comunicação, gestão de conflitos, inteligência emocional e liderança em equipes multidisciplinares. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS |
63 |
134 |
Conhecimentos sobre conceitos e técnicas de relação interpessoal, mediante comunicação não violenta, frente à gestão de equipes e público externo. |
Analista Ambiental, Analista Administrativo, Técnico Ambiental e Técnico Administrativo |
DF |
96 |
135 |
Desenvolver habilidades necessária para resolução de problemas, melhoria das relações interpessoais trabalho em equipe. |
Servidores que atuam no licenciamento ambiental federal nas DILICs e NLA's, Sede e Estados. |
TODOS. |
60 |
136 |
Promover curso sobre Saúde e Qualidade de Vida No Trabalho. |
Servidores e colaboradores |
TODOS. |
31 |
137 |
Realizar procedimentos corretos e seguros quanto à função de operador aerotático. |
Servidores e colaboradores externos que realizem as funções de operadores aerotáticos nos helicópteros do Ibama. |
DF |
100 |
138 |
Desenvolver ou aprimorar competência para liderança, gestão organizacional e de pessoas. |
Coordenadores, chefes e substitutos dos NUPAEMs e da CGEMA. |
TODOS. |
36 |
139 |
Necessidade de fortalecer a segurança pessoal de servidores do IBAMA que realizam atividades de campo e se expõem a diversas situações de risco. |
Servidores do IBAMA que desenvolvem atividades de campo, de inteligência / investigação. |
SC |
40 |
140 |
Executar corretamente a ferramenta do Sistema de Comando de Incidentes - SCI, garantindo a integração de esforços e resposta em grandes situações. |
Agentes públicos que atuam nas temáticas de incêndios florestais, emergências ambientais e fiscalização ambiental. |
DF |
60 |
141 |
Capacitação sobre Gestão de Prioridades e Gestão do Tempo |
Servidores do Ibama, Sede e Estados. |
RJ, RN. |
74 |
142 |
Incorporada na ação 107 (trilhas de aprendizagem). |
== |
== |
== |
143 |
Ampliação do conhecimento sobre a utilização de Cartão Corporativo. |
Servidores da SUPES/RJ |
RJ |
20 |
144 |
Elaboração e julgamento de planilhas de custo e formação de preços. |
Servidores lotados na ELIC-RN que atuam na instrução processual visando a aquisição de bens e contratação de serviços, além de aditamentos e apostilamentos aos contratos em andamento. |
RN, RR. |
4 |
145 |
Instruir sobre a gestão e a fiscalização de contratos administrativos - fiscalizar os contratos sob gestão do setor. |
Técnicos e Analistas Administrativos e Ambientais, e colaboradores. |
TODOS. |
201 |
146 |
Capacitar os servidores sobre Pregão Eletrônico. |
Analistas Administrativos e Técnicos Administrativos lotados na DIAFI-PA. |
PA , RJ |
24 |
147 |
Utilização de planilhas no controle da fiscalização de contratos, principalmente em relação ao controle das informações trabalhistas de terceirização. |
Servidores da DIAFI e ELIC que trabalham com licitação e gestão de contratos |
PA , SP |
19 |
148 |
Avaliação da regularidade ambiental em compras públicas |
Servidores dos poderes judiciário, legislativo e executivo envolvidos em compras públicas |
DF, PI |
300 |
149 |
Estamos com dificuldade de definir os níveis de acesso (Sigiloso ou Restrito) nos documentos do SEI. |
Servidores que fazem a triagem da nossa caixa SEI e que elaboram documentos no SEI. |
AM , DF |
16 |
150 |
Utilizar as regras de tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação |
Atuam no tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação |
DF |
4 |
151 |
Aprimorar conhecimentos sobre a Avaliação de Impacto Regulatório (AIR) e Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) |
Analista Ambiental, Analista Administrativo, Técnico Ambiental e Técnico Administrativo |
DF |
71 |
152 |
Aprimorar conhecimentos sobre legislação e normas inerentes às atividades do serviço público, com ênfase em Direito Administrativo e LAI |
Analista Ambiental, Analista Administrativo, Técnico Ambiental e Técnico Administrativo |
DF , MS , TO |
106 |
153 |
Aperfeiçoar o conhecimento sobre teoria e direito regulatório e, técnicas de auditoria ambiental. |
Analistas Ambientais que atuam no licenciamento, DILICs e NLAs, Sede e Estados. |
TODOS. |
125 |
154 |
Elaboração de atos normativos. Técnicas de Redação. |
Técnicos e Analistas Ambientais e Administrativos, DIQUA. |
DF |
96 |
155 |
Fiscalizar, licitações e contrato, controle de logística |
Técnicos administrativos, técnicos ambientais, analista ambientais e analistas administrativos |
DF |
16 |
156 |
Aprimorar a compreensão sobre o processo de Avaliação de Impacto Ambiental e adesão às boas práticas. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental nas DILICs e NLAs, Sede e Estados. |
TODOS |
169 |
157 |
Curso de Atualização da Fiscalização Ambiental |
Técnicos e Analistas Ambientais que atuam na Fiscalização, Sede e Estados, DIPRO. |
TODOS |
589 |
158 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais para atividades de armamento e tiro (conhecimentos básicos e intermediários). |
Agentes Ambientais Federais, Sede e Estados, DIPRO. |
TODOS |
200 |
159 |
Métodos para identificação, avaliação e monitoramento de impactos ambientais relacionados aos meios físico, biótico e socioeconômico. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental federal na DILIC e NLAs, Sede e Estados. |
TODOS |
95 |
160 |
Aperfeiçoar o conhecimento sobre procedimentos construtivos e operacionais das atividades e tipologias do licenciamento ambiental. |
Analistas e Técnicos Administrativos e Ambientais, nas SUPES (DILIC e NLA), DIQUA. |
TODOS |
114 |
161 |
Aprimorar procedimentos para execução de vistorias e o acompanhamento de licenças ambientais. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental federal na DILIC e NLAs, Sede e Estados. |
TODOS |
90 |
162 |
Aprimorar conhecimento sobre métodos de análise de risco e emergências ambientais. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental DILIC (Sede) e NLAs. |
TODOS. |
61 |
163 |
Habilitar Instrutores de Armamento e Tiro |
Agentes Ambientais Federais (Analistas Ambientais) |
DF , SC |
52 |
164 |
Incorporada na Ação 158 (armamento e tiro). |
== |
== |
|
165 |
Aprimorar competências técnicas e instrumentais ao melhor desempenho das atividades especializadas de Fiscalização Ambiental |
Agentes Ambientais Federais portaria dos no Grupo Especializado de Fiscalização - GEF |
DF |
10 |
166 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais necessárias às atividades dos servidores na fiscalização ambiental de agrotóxicos. |
Agentes Ambientais Federais |
DF |
50 |
167 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais necessárias às atividades executadas na fiscalização de fauna. |
Agentes Ambientais Federais |
DF , MT
|
98 |
168 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais e uniformização de procedimentos necessários ao melhor desempenho das atividades pesqueiras. |
Agentes Ambientais Federais |
DF |
50 |
169 |
Aprimorar competências técnicas necessárias às atividades executadas pelos servidores que atuam na fiscalização do licenciamento ambiental. |
Agente Ambiental Federal |
DF , SC |
56 |
170 |
Aprimorar conhecimentos relacionados à fiscalização de atividades de comércio exterior da biodiversidade e de produtos perigosos. |
Agente Ambiental Federal |
DF |
50 |
171 |
Desenvolver competências técnicas e instrumentais para a aplicação da Lei n.º 13.123/2015 no âmbito das atividades de fiscalização ambiental. |
Servidores, Agentes ambientais e parceiros (MPF, PF, FUNAI) que atuam na instrução e julgamento de autos de infração. |
DF |
50 |
172 |
Desenvolver competências necessárias às atividades de fiscalização ambiental no uso de instrumentos de menor potencial ofensivo. |
Servidores e Agentes Ambiental. |
DF |
50 |
173 |
Conhecimentos e competências em relação aos procedimentos legais, técnicos e administrativos sobre gestão das brigadas de prevenção e combate ao fogo. |
Servidores temporários (brigadistas de prevenção e combate). |
DF , RJ |
210 |
174 |
Organizar e disponibilizar informações ambientais de maneira simples ao cidadão, utilizando-se de infográficos ou painéis. |
Analistas e técnicos ambientais que trabalham com a organização e disponibilização de dados na COREM. |
DF |
29 |
175 |
Conhecer e saber aplicar métodos e técnicas para a gestão de dados e do conhecimento das áreas de atuação da DIQUA. |
Analistas Ambientais, Analistas Administrativos, Técnicos Ambientais, Técnicos Administrativos |
DF |
46 |
176 |
Compreender o processo de prestação de contas de projetos destinados à melhoria da qualidade do ambiente, relativos à conversão de multas ambientais. |
Servidores- EAF/SC |
SC |
15 |
177 |
Aprimoramento de conhecimentos sobre monitoramento e avaliação das ações governamentais |
Analistas e Técnicos ambientais e administrativos. |
DF |
20 |
178 |
Avaliação do impacto das decisões judiciais sobre o CTF/APP |
Servidores dos poderes judiciário e executivo |
DF , RJ |
180 |
179 |
Atuar de acordo com as normas de Transparência Ativa e Passiva |
Servidores que atuam no tratamento de manifestações e pedidos de acesso à informação, OUVID e PRESID. |
DF |
20 |
180 |
Incorporada na Ação 182 (mapeamento e gestão de processos) |
== |
== |
== |
181 |
Capacitar sobre Escritório de Projetos. |
Servidores e colaboradores do IBAMA. |
TODOS |
56 |
182 |
Capacitar para o trabalho em Mapeamento e Gestão de Processos. |
Servidores e Colaboradores da Gestão organizacional, SUPES, Presidência/CGAE, DIPLAN e DIQUA. |
TODOS |
165 |
183 |
Gerenciar, classificar, gerir e organizar demandas administrativas e andamentos processuais. |
Servidores para atuarem nos trabalhos processuais demandados. |
MT |
18 |
184 |
Análise de projetos de infraestrutura relacionados às políticas públicas de desenvolvimento e meio ambiente. |
Servidor da carreira de Analista de Infraestrutura que atua no NLA/PE e DIQUA (Sede). |
PE, DF.
|
21 |
185 |
Conhecer e saber aplicar métodos e técnicas de gerenciamento de projetos |
Assistentes, Assessores, Coordenadores, Gerentes de Projeto. DIQUA. |
TODOS |
70 |
186 |
Atuar no tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação com foco na cidadania |
Servidores que realizam o tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação |
DF |
3 |
187 |
Educação financeira - organizar finanças pessoais. |
Técnicos administrativos, ambientais, e analistas ambientais e administrativos. |
MS, RN. |
31 |
188 |
Ampliação do conhecimento sobre a utilização e liquidação correta da Conta Vinculada de pagamento |
Servidores DIAFI |
RJ |
10 |
189 |
Compreender os principais conceitos normativos sobre a execução financeira; retenção de impostos pela Administração Pública. SIAFI. |
Técnicos e Analistas Administrativos |
TODOS |
74 |
190 |
Conhecimento no que tange à Educomunicação- Comunicação no contexto de ensino e aprendizagem e a educação para as mídias. |
Servidores do Ibama que atuam na Educação Ambiental, nas ações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo - MIF e/ou na Comunicação Social e Institucional. |
PR |
2 |
191 |
Desenvolver competências para a aplicação da Lei n.º 13.123/2015 nas atividades de fiscalização ambiental envolvendo patrimônio genético nacional. |
Servidores da SUPES-AM |
AM, AC |
20 |
192 |
Aprimorar a segurança da informação visando a proteção em todo o ciclo de dados para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade. |
Servidores que atuem na equipe de apoio à Tecnologia da Informação. |
PE |
2 |
193 |
Curso de Aperfeiçoamento do pacote Microsoft Office 365 (recursos avançados do Excel, Teams e demais recursos). |
Técnicos administrativos, técnicos ambientais, analista ambientais e analistas administrativos |
MS , PE , RJ , RR , TO |
70 |
194 |
Aprimorar o conhecimento em Infraestrutura de Redes para promover a reciclagem sobre infraestrutura de rede local com e sem fio. |
Servidores que atuem na equipe de apoio à Tecnologia da Informação |
PE |
2 |
195 |
Aprimorar conhecimento e desenvolver habilidade na ferramenta Business Intelligence (BI) e Processamento de Dados na produção de conhecimento e geração de relatórios gerenciais. |
Analistas e Técnicos Ambientais e Administrativos na Sede, COFLO, COUSF, COMEX, pontos focais de DOF, NUBIOs, DBFLO (Sistemas SisPass, SisFauna e Bem-te-vi), DIQUA e Superintendências. |
TODOS |
518 |
196 |
Ter noções de Economia Ambiental / Economia Ecológica |
Analistas e técnicos ambientais, Presidência/CGAE. |
DF |
80 |
197 |
Desenvolver Análise de dados (Mineração de dados/Data mining) |
Analistas e técnicos ambientais |
DF |
70 |
198 |
Desenvolver a Gestão de Documentos Públicos buscando o gerenciamento eficaz da documentação, desde o seu recebimento até seu arquivamento final. |
Servidores que atuam na Gestão Documental, Gestão de Pessoas e gestão de Material e Patrimônio. |
PE |
5 |
199 |
Realizar gestão e segurança da Informação Digital quanto ao acesso, guarda, transmissão e desfazimento de dados digitais. |
Servidores que lidam com informações e dados sensíveis e/ou pessoais. |
RN , RR |
22 |
200 |
Aprimoramento do uso de dados em planilhas eletrônicas para otimização do atendimento relacionado às emergências ambientais. |
Servidores da SUPES-RJ |
RJ |
30 |
201 |
Comunicação efetiva que propicie uma dinâmica produtiva das interações internas e externas. |
Servidores que atuam na realização de auditorias no Ibama e servidores que atuam no Gabinete da Auditoria Interna |
DF , SP |
15 |
202 |
Implantar gestão do conhecimento e geração de capital intelectual. |
Técnicos e Analistas Ambientais e Administrativos e, Membros do NUFIS, DIQUA. |
RR , RS, DF |
44 |
203 |
Aprimorar conhecimentos na área de Direito Ambiental, Crimes Contra a Natureza, Constituição Federal e outras normas correlatas. |
Servidores que atuam nas áreas de Educação Ambiental, atendimento ao público, fiscalização, qualidade ambiental, DITEC, Sede e Estados. |
SP, RN. |
11 |
204 |
Empregar técnicas operacionais de inteligência |
Agentes de inteligência do Ibama |
DF , MT |
24 |
205 |
Empregar os fundamentos doutrinários da Atividade de Inteligência com proficiência, nas atividades relacionadas à proteção ambiental. |
Servidores do Ibama e de outras instituições envolvidas com o controle de atividades lesivas ao meio ambiente. |
DF , SP |
81 |
206 |
Utilizar o ambiente cibernético no combate às infrações ambientais. |
Agentes de inteligência e Agentes ambientais federais |
DF , MT |
47 |
207 |
Utilizar o Sistema de Produção e Análise de Inteligência. |
Agentes de Inteligência |
DF |
40 |
208 |
Incorporada na Ação 195 (Business Intelligence BI) |
== |
== |
== |
209 |
Utilizar ferramenta de pesquisa em fontes abertas na produção de conhecimento de inteligência ambiental. |
Agentes de Inteligência |
DF |
40 |
210 |
Apurar fraudes nos sistemas de controle florestal |
Agentes de inteligência e Agentes Ambientais Federais |
DF , MT |
67 |
211 |
Planejar, executar, monitorar e avaliar políticas públicas ambientais, a partir do intercâmbio científico e a partilha de informações. |
Servidores que atuam na Educação Ambiental e/ou nas ações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo - MIF, SUPES (PR). |
PR. |
2 |
212 |
Apresentar soluções, ideias para as revisões normativas ligados à Diqua conforme definido no PlanaQuali 2022-2023 |
Analistas ambientais do NQA com interesse nas áreas temáticas de Qualidade Ambiental |
SP |
2 |
213 |
Entender o contexto finalístico do Ibama |
Servidores que atuam no tratamento de manifestações de Ouvidoria e pedidos de acesso à informação |
DF |
4 |
214 |
Conhecimentos na área de Educação Ambiental, gestão de conflitos, políticas públicas, controle social, gestão pública, participação, governança. |
Analistas e Técnicos Ambientais (área de Educação Ambiental), Sede, PRESID, SP (60), RN (01), ES (05) e PRESID. |
SP, RN, ES. |
80 |
215 |
habilitar para atuar na área de Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Conservação em Zona Costeira e Marinha |
Analistas Ambientais e Técnicos Ambientais das Equipes de EA dos Estados e do CIPEA Sede. |
SP |
3 |
216 |
Aprender POWERBI |
Analistas ambientais do licenciamento ambiental federal, Presidência/CGAE. |
DF, SP |
5 |
217 |
Aprimorar conhecimentos no uso do CASV para mata atlântica: Necessitam dominar o uso da ferramenta. |
Servidores do Ibama, com ênfase nos integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , RJ |
182 |
218 |
Operar sistemas corporativos relacionados ao Licenciamento Ambiental: SISGLAF, SINAFLOR e outros |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental federal em exercício na DILIC e NLAs, Sede e Estados. |
TODOS |
60 |
219 |
Nivelar competências intermediárias em geoprocessamento. Compreender o uso do geoprocessamento nos cenários de recuperação ambiental. |
Servidores do Ibama, com ênfase nos integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , SP |
162 |
220 |
Capacitar os servidores doCenima para atuarem comointegrantes requisitantes,técnicos e administrativos nacontratação de serviços deTIC. |
Analistas Ambientais lotados no CENIMA |
DF |
10 |
221 |
Capacitação em procedimentos administrativos- Introdução aos uso dos sistema informatizados de anuências do SISCOMEX; SISCITES e Plataforma PAU Brasil |
Servidores que atuam no SISCOMEX; SISCITES e Plataforma PAU Brasil - Teoria e Prática. |
DF |
180 |
222 |
Uso de novas tecnologias para soluções de informações e dados geoespaciais. Analisar imagens ambientais específicas usando o Google Earth Engine |
Analistas Ambientais lotados no CENIMA |
DF , SP |
12 |
223 |
Atualização no uso de linguagem de programação para geração de scripts e rotinas específicas relacionadas ao SOFTWARE Phyton |
Analistas Ambientais lotados no CENIMA |
DF , SP |
12 |
224 |
Atualização dos servidores para atuarem junto às demandas relacionadas à temática de Tecnologia da Informação |
Analistas Ambiental lotados no CENIMA |
DF |
10 |
225 |
Capacitação para utilização do SINAFLOR e DOF pelos órgãos ambientais, bem como pelos usuários externos |
Servidores públicos federais, estaduais e municipais, empreendedores e responsáveis técnicos. |
DF , RJ |
1530 |
226 |
Entendimento divergente de competências em relação a anuência prévia para ASV e o próprio licenciamento; análise normativa; impactos sobre a flora. |
Servidores interessados, dos OEMA's, das Supes envolvidas e do Ibama Sede |
DF |
40 |
227 |
Ampliar os conhecimentos de análise e Ciência de Dados estruturados e espaciais |
Analistas Ambientais lotados no CENIMA |
DF |
10 |
228 |
Incorporada na Ação 195 (Business Intelligence BI). |
== |
== |
== |
229 |
Conhecimento mínimo para verificação, interpretação e manipulação de dados de geoprocessamento em procedimentos e sistemas da flora. |
Servidores que trabalham com análise que incluem mapas georrefenciados e dados geo. |
DF |
90 |
230 |
Incorporada na Ação 195 (Business Intelligence BI). |
== |
== |
== |
231 |
Utilizar planilhas para produção de gráficos e tabelas para análise de dados. |
Servidores da DITEC-PB. |
PB |
4 |
232 |
Desenvolver ou aprimorar a habilidade de análise de dados com a utilização de softwares específicos. |
Servidores que atuam na Coordenação Geral de Emergências Ambientais |
DF |
20 |
233 |
Identificação de espécies arbóreas da vegetação nos diferentes estágios sucessionais na Floresta Ombrófila Densa, Mista e Estacional Deducional |
Analistas ambientais que atuam em vistorias de desmatamento e recuperação de áreas degradadas. |
SC |
15 |
234 |
Desenvolvimento de competências básicas em nutrição de animais silvestres |
Servidores da DITEC |
RJ |
15 |
235 |
Análise de Estudos Ambientais nos tópicos sobre ecologia da paisagem e geoprocessamento. |
Analistas Ambientais lotados no licenciamento ambiental. |
SP |
1 |
236 |
Estratégias de integração de dados ambientais (análise ecológica integrada, ferramentas estatísticas, weight of evidences, e matrizes decisórias) |
Analistas ambientais do licenciamento ambiental federal |
SP |
1 |
237 |
Capacitação em anuência em Mata Atlântica, em temas relacionados à Fauna, conforme necessidade 124 do Anexo I da Portaria Normativa 18, de 06/05/2022. |
Servidores da SUPES-SP que analisam estudos de fauna em Processos de Anuência à Supressão de Vegetação de Mata Atlântica e Licenciamento Ambiental. |
SP |
15 |
238 |
Analisar estudos de fauna, que tenham utilizado metodologias mais recentes, desenvolvidas nos últimos 5 anos que envolvem novas tecnologias. |
Analistas e Técnicos Ambientais que analisam estudos de fauna, no âmbito do licenciamento ambiental quanto em anuências de supressão de mata Atlântica. |
SP |
20 |
239 |
Conhecer e aplicar elementos de Gestão de projetos de recuperação ambiental. |
Servidores e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , PE |
154 |
240 |
Compreender a restauração ecológica como parte da recuperação ambiental, conceitos e os métodos em nível básico |
Servidores e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF |
152 |
241 |
Conhecer e saber aplicar as normas de valoração ambiental, procedimentos em nível básico e estudos de caso. |
Servidores e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , MT |
182 |
242 |
Conhecimentos em tecnologias de recuperação ambiental, processos de recuperação e remediação de ambientes. |
Servidores e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , RJ , TO |
187 |
243 |
Conhecer e reconhecer os Indicadores ambientais no acompanhamento da recuperação ambiental. |
Servidores do Ibama, com ênfase nos integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , RR , SP |
173 |
244 |
Aprimorar conhecimentos em conversão de multas, procedimentos em nível básico e estudos de caso. |
Servidores e integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , RJ |
182 |
245 |
Aprimorar conhecimentos técnicos em comércio exterior da biodiversidade. Dominar procedimentos em nível básico, intermediário e avançado. |
Servidores que atuam com o tema comércio exterior no Ibama sede e nas unidades estaduais. |
DF , RJ |
210 |
246 |
Aprimorar conhecimentos técnicos nos servidores para análise de projetos de recuperação ambiental. |
Servidores que realizam análise e acompanhamento de projetos de recuperação ambiental |
DF , RJ , RS , SC |
192 |
247 |
Conhecer a Teoria e Legislação em dano ambiental; dominando conceitos e condução dos processos. |
Servidores do Ibama, com ênfase nos integrantes do Comitê Especializado em Recuperação Ambiental - CERAM |
DF , SP |
154 |
248 |
Conhecimentos atualizados nas temáticas ecologia e manejo do fogo; conservação de ecossistemas e da biodiversidade; impactos ambientais dos incêndios |
Agentes públicos que atuam na temática da gestão ambiental e manejo integrado do fogo. |
DF , MT |
127 |
249 |
Adquirir conhecimento sobre as normas legais e métodos de aplicação de queimas controladas, prescritas e técnicas alternativas |
Agentes envolvidos com a temática do manejo do fogo e conservação ambiental. |
DF |
60 |
250 |
Capacitação sobre técnicas de controle/erradicação de espécies da flora exóticas invasoras. |
Servidores que atuam em Programas Ambientais de controle de espécies invasoras, no âmbito do LAF. |
RS, SC |
4 |
251 |
Capacitar em gerenciamento de áreas contaminadas - GAC. |
Técnicos e Analistas ambientais, DIQUA. |
DF, PR e SP. |
6 |
252 |
Ampliar conhecimento e habilidades das equipes em ferramentas de geoprocessamento. |
Servidores de atuam no licenciamento ambiental DILIC (Sede) e NLAs. |
TODOS |
115 |
253 |
Capacitar na utilização de técnicas para condução de viaturas de emergência, direção defensiva, terrenos perigosos e difícil trafegabilidade, conforme legislação de trânsito. |
Servidores da Sede e Superintendências que dirigem viaturas em atividades de campo, Amazônia Legal, operação de máquinas pesadas, caminhões e veículos 4x4. DIPRO. |
TODOS |
170 |
254 |
Incorporada na ação 253 (condução de viaturas). |
== |
== |
== |
255 |
Incorporada na ação 253 (condução de viaturas). |
== |
== |
== |
256 |
Estudar sobre fontes de recursos hídricos em Terras Indígenas |
servidor da carreira de Especialista em Meio Ambiente |
MA |
1 |
257 |
Estudar sobre sensibilidade ambiental de áreas de mangue para proposição de políticas públicas voltadas para o manejo sustentável desse ecossistema e de projetos de restauração. |
servidor da carreira de Especialista em Meio Ambiente |
CE |
1 |
258 |
Caracterizar a diversidade genética através de métodos de extração de espécies da flora nativa da Amazônia |
servidor da carreira de Especialista em Meio Ambiente |
RR |
1 |
259 |
Desenvolver conhecimentos e habilidades de comunicação social, redação jornalística, mídias sociais, produção audiovisual, design gráfico, editoração eletrônica, assessoria de imprensa. |
Técnicos e Analistas em atividades na ASCOM/PRESID. |
DF |
10 |
260 |
Desenvolver habilidades e estratégia para comunicação com a imprensa, inclusive em situações de crise, Media Training. |
Técnicos e Analistas Sede e Unidades Descentralizadas. ASCOM/PRESID |
TODOS |
72 |
261 |
Desenvolver habilidade em fotografia, com aprendizado dos conceitos básicos na produção de fotos e no seu tratamento posterior com uso de softwares. |
Técnicos e Analistas Sede e Unidades Descentralizadas. ASCOM/PRESID |
TODOS |
72 |
262 |
Desenvolver conhecimentos sobre aspectos jurídicos relacionados a publicidade institucional - direito autoral, direito de imagem, LGPD, e outras normativas afetas à temática. |
Técnicos e Analistas da PRESID, ASCOM, CGAE, GABIN. |
DF |
20 |
263 |
Aplicar conhecimentos da área de Relações Internacionais sobre cooperação, tratados e convenções para preservação ambiental. |
Analistas Administrativos e Ambientais, Diretorias, Centros, PRESIDÊNCIA/DAI. |
DF |
20 |
264 |
Aplicar conhecimento para atuação nas Câmaras Técnicas do Comitê Interfederativo da barragem de Mariana. |
Servidores da Presidência (DGInter); Diretorias, Centros e Superintendências. |
TODOS |
160 |
265 |
Melhoria nos processos de formulação, monitoramento e avaliação das normatizações da Instituição |
Analistas e Técnicos Ambientais e Administrativos, COAVI, DIQUA |
DF |
20 |
266 |
Capacitar e disseminar informações sobre a gestão ambientalmente adequada de substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal. |
Técnicos e Analistas Ambientais, Superintendências, COREM, DIQUA. |
DF |
50 |
267 |
Conhecer os instrumentos adequados para o controle da importação, comercialização, uso, armazenamento e destinação ambientalmente adequada de mercúrio. |
Técnicos e Analistas Ambientais, Superintendências, COREM, DIQUA. |
DF |
200 |
268 |
Aprimorar conhecimento sobre técnicas de contribuição da Cooperação Internacional para preservação ambiental otimizada. |
Analistas Ambientais, DIQUA/Cicam. |
DF |
4 |
269 |
Estudo Genético de Espécie Nativa da Flora Amazônica. |
Analistas Ambientais, SUPES RR. |
RR |
1 |
Redes Sociais