Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Ibama doa 30 toneladas de pescado apreendido no RJ e devolve à natureza 2,3 mil caranguejos-uçá na BA
Início do conteúdo da página

Ibama doa 30 toneladas de pescado apreendido no RJ e devolve à natureza 2,3 mil caranguejos-uçá na BA

Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 17h39 | Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 16h14
Embarcação apreendida durante operação de fiscalização em Niterói/RJ
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (06/03/2018) - Operação realizada pelo Ibama no litoral de Niterói (RJ), na região metropolitana do Rio de Janeiro, resultou na apreensão de cerca de 30 toneladas de pescado. Foram aplicadas multas que totalizam mais de R$ 500 mil. Os agentes ambientais apreenderam 3 traineiras, 4 caminhões e mais de 400 tabuleiros de pescado. Os peixes foram doados para o Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Duas traineiras foram usadas para a pesca de corvina utilizando rede de  cerco, o que é proibido pela Portaria Ibama 43/2007. Esta proibição abrange toda a extensão do mar territorial e da chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) nas regiões sul e sudeste. Também é proibida a comercialização e a industrialização das espécies capturadas. A terceira embarcação apreendida foi usada para a pesca de polvo em desacordo com a licença ambiental.

O Ibama realiza operações conjuntas com a Capitania dos Portos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Militar Ambiental no litoral fluminense. Denúncias de pesca ilegal podem ser realizadas pela Linha Verde (0800 618080).

Caranguejos-uçáCaranguejos-uçá 

Equipes de fiscalização do Ibama na Bahia apreenderam em fevereiro 2.442 caranguejos-uçá no litoral norte do estado. Foram vistoriados 12 estabelecimentos comerciais e 23 veículos. Os 2.318 espécimes capturados vivos foram devolvidos à natureza.

A operação ocorreu durante o período de “andada” do caranguejo-uçá, durante o qual sua captura, comércio, transporte e armazenamento são proibidos pela legislação.

Mais informações sobre a proteção do caranguejo-uçá:

Período de proteção do caranguejo-uçá vai de janeiro a março

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316 1015

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página