Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2019 > Ibama apreende 322 animais silvestres mantidos em cativeiro no interior de Unidade de Conservação em SC
Início do conteúdo da página

Ibama apreende 322 animais silvestres mantidos em cativeiro no interior de Unidade de Conservação em SC

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h57 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h57
imagem sem descrição.

Brasília (17/12/2019) – O Ibama, em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), as polícias Militar Ambiental e Civil e órgãos locais, apreendeu 322 animais silvestres mantidos em cativeiro irregular no interior de uma Unidade de Conservação (UC) em Itapema (SC). A ação foi realizada na última sexta-feira (13/12). No local também foram encontrados uma carcaça de tatu, armamentos, munições e equipamentos de captura que evidenciam a prática de caça.

Cento e cinquenta passeriformes nativos recém-capturados foram devolvidos imediatamente à natureza. Entre as espécies encontradas durante a ação fiscalizatória há corrupiões, tico-tico-rei-cinza, saíra, beija-flor, pixoxó, tiê-sangue e sabiá-cica.

A investigação aponta que a somatória das multas a serem aplicadas contra o responsável pelo cativeiro pode ultrapassar R$ 500 mil.  A quantidade de animais ameaçados de extinção identificados no local e o funcionamento do cativeiro em uma UC são os principais agravantes.

Além das punições em âmbito administrativo, aplicadas pelo Ibama em razão de ilícitos ambientais, o infrator foi preso pela Polícia Civil por violência doméstica contra a esposa.

A Operação Fauna ameaçada foi realizada nos municípios catarinenses de Florianópolis e Itapema.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página