Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2019 > Elefanta que vivia no Chile é recebida em Viracopos por equipes do Ibama e de instituições de vigilância aeroportuária
Início do conteúdo da página

Elefanta que vivia no Chile é recebida em Viracopos por equipes do Ibama e de instituições de vigilância aeroportuária

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 17h05 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 12h55
imagem sem descrição.

Brasília (17/10/2019) – A elefanta Ramba desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nesta quarta-feira (16/10). O animal chegou do Chile em um Boeing 747 da empresa Atlas Airlines às 5 horas e 53 minutos e, ao fim da manhã, seguiu viagem em um caminhão rumo à Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, onde dará início a uma nova etapa de vida no Santuário de Elefantes Brasil.

Equipes do Ibama, da Receita Federal, da Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e da Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) organizaram uma ação conjunta para que os procedimentos aduaneiros e de fiscalização ambiental e sanitária relacionados à chegada da elefanta fossem realizados de maneira eficiente.

Ramba foi vistoriada no Terminal de Cargas Vivas do aeroporto, onde teve suas características físicas confrontadas com as informações dos documentos de importação. A caixa de transporte usada no deslocamento recebeu cuidados sanitários e os alimentos foram repostos.

Agentes da Unidade Avançada do Ibama em Viracopos realizaram a conferência das licenças exigidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). As regras estabelecidas para os países signatários da Cites exigem que o controle da movimentação internacional das espécies listadas na convenção seja realizado de forma articulada entre os países de origem e destino. Por esse motivo, a emissão da licença de importação pelo Ibama foi condicionada à emissão da licença de exportação pela autoridade administrativa da convenção no Chile.

Com idade estimada de 53 a 60 anos, a elefanta de origem asiática passou a maior parte da vida, cerca de 45 anos, no circo. Desde 2012 o animal era mantido em um zoológico do Chile, onde se recuperava dos maus-tratos sofridos ao longo de décadas.

As tratativas conduzidas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com o objetivo de trazer Ramba para o Santuário de Elefantes Brasil acontecem há 6 anos. A intenção é evitar a morte do animal, que já está com idade avançada para enfrentar os rigorosos invernos chilenos.

A chegada de Ramba no Santuário está prevista para o início da noite desta sexta-feira (18/10).

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página