Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2019 > Ibama e Instituto do Meio Ambiente de SC aprovam Plano de Área da Baía da Babitonga
Início do conteúdo da página

Ibama e Instituto do Meio Ambiente de SC aprovam Plano de Área da Baía da Babitonga

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h05 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 15h05
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (25/06/2019) - O Ibama e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) aprovaram o Plano de Área da Baía da Babitonga, recôncavo localizado no litoral norte do estado. O documento amplia a capacidade de resposta a derramamentos de óleo ao estabelecer mecanismos para a atuação coordenada de empreendimentos portuários da região na execução de procedimentos operacionais, treinamentos e simulados, entre outras atividades.

O Decreto 4.871/2003 atribui aos órgãos ambientais o papel de coordenar a consolidação de Planos de Emergência Individuais em um Plano de Área nos locais sujeitos a risco de poluição.

Desde a entrada em vigor da norma, o Ibama oficializou três Planos de Área referentes a empreendimentos portuários: o da Baía de Aratu e entorno (BA), o do Porto Organizado de São Sebastião (SP) e o do Porto de Santos (SP).

O Plano de Área de Corumbá/Ladário (MS) está em fase de revisão. O do Espírito Santo foi aprovado por técnicos e será assinado pelos dirigentes. Outros quinze em diferentes etapas de elaboração são acompanhados pelo Instituto.

A Baía da Babitonga abriga quatro empreendimentos portuários contemplados no Plano de Área: Porto de São Francisco do Sul, Terminal Santa Catarina, Transpetro e Itapoá Terminais Portuários.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página