Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2019 > Ibama apreende 505 peixes ameaçados de extinção em Altamira (PA)
Início do conteúdo da página

Ibama apreende 505 peixes ameaçados de extinção em Altamira (PA)

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 19h06 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 19h06
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (13/06/2018) – O Ibama apreendeu nesta quarta-feira (12/06) uma bagagem com 505 acaris-zebra (Hypancistrus zebra) e 2 acaris-tubarão (Scobinancistrus sp. L82) no aeroporto de Altamira (PA). O responsável pela carga foi preso por agentes da Polícia Federal (PF) ao tentar embarcar em voo com destino a Manaus (AM).

Foto: IbamaOs animais serão levados ao Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingú (Laquax), da Universidade Federal do Pará (UFPA), que realiza testes de reprodução da espécie. A saúde dos acaris será avaliada para eventual devolução à natureza.

O acari-zebra é endêmico da Volta Grande do Rio Xingú e está ameaçado de extinção. Sua captura pode resultar em multa de R$ 5 mil por unidade. A Lei n° 9.605/1998 prevê detenção de um a três anos para quem transporta, comercializa, beneficia ou industrializa espécimes cuja captura esteja proibida.

O Hypancistrus zebra também integra o Anexo III da Convenção Internacional das Espécies de Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), que relaciona espécies de animais e plantas que precisam ter sua exploração restrita ou impedida.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015



 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página