Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2019 > Ibama e PF resgatam 160 canários-da-terra vítimas do tráfico no Aeroporto de Brasília
Início do conteúdo da página

Ibama e PF resgatam 160 canários-da-terra vítimas do tráfico no Aeroporto de Brasília

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 19h28 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 19h29
imagem sem descrição.

Brasília (19/02/2019) – Agentes do Ibama em conjunto com a Polícia Federal (PF) apreenderam nesta segunda-feira (18/02) 160 canários-da-terra vítimas do tráfico no Aeroporto de Brasília. O responsável pelo transporte ilegal dos animais havia chegado de Boa Vista (RR) e foi detido antes de embarcar em conexão para Ribeirão Preto (SP).

De acordo com a investigação, lacres coloridos nas patas dos canários diferenciavam os de maior valor, destinados a rinhas, dos que seriam usados em torneios de canto.

Transportados em uma bolsa sem aberturas para ventilação, os animais foram despachados como bagagem comum e acomodados no compartimento inferior da aeronave, o que caracteriza maus tratos.

Em 2018, o infrator já havia sido autuado pela Polícia Civil em Vilhena (RO) por transportar 180 canários em ônibus interestadual que seguia para São Paulo.

“Nos últimos dois anos, o investigado foi flagrado três vezes transportando animais silvestres sem autorização, o que evidencia a prática de tráfico”, afirma o coordenador-geral de Fiscalização Ambiental, Renê Luiz de Oliveira.

Para participação em torneios de canto, é necessário que os animais estejam acompanhados de nota fiscal ou pertençam ao plantel de criadouros autorizados, o que não ocorreu em relação aos canários apreendidos.

Os agentes ambientais aplicaram duas multas de R$ 80 mil cada: por maus tratos e pelo transporte de espécimes da fauna silvestre sem permissão da autoridade responsável.

Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para avaliação. As investigações serão mantidas com o objetivo de identificar e punir outros possíveis integrantes da rede criminosa.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página