Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2015 > Ibama retira construções irregulares de manguezal em Angra dos Reis
Início do conteúdo da página

Ibama retira construções irregulares de manguezal em Angra dos Reis

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 12h27
Obras irregulares Angra dos Reis
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Rio de Janeiro (16/10/2015) - O Ibama impediu nesta terça-feira (13/10) o crescimento de ocupação irregular em manguezal no bairro da Ribeira, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Na ação, duas casas em construção foram demolidas e uma terceira, embargada. Cada responsável pelas obras irregulares foi multado em R$10 mil por destruir Área de Preservação Permanente.

A demarcação e venda de lotes no local começou no fim do ano passado. Em pouco tempo, parte do mangue já estava aterrada e ocupada por construções ilegais.

Segundo levantamento do instituto, cerca de 200 metros quadrados do manguezal foram danificados. O loteamento, porém, ainda avançaria sobre a área protegida se não fosse interrompido.

"Vamos embargar novas construções e impedir que invadam o que ainda restou do manguezal. O mangue é um ecossistema chave para a a reprodução de inúmeros Obras irregulares Angra dos Reis organismos marinhos. É fundamental para a saúde do homem e do oceano", disse o chefe do escritório do Ibama em Angra dos Reis, Felipe Bonifácio.

O mangue da Ribeira é um remanescente do grande manguezal que existia onde hoje é a cidade de Angra dos Reis. Apesar da ocupação desordenada da região, ele ainda possui vegetação nativa bem preservada e cumpre importantes funções ecológicas. A operação do Ibama teve o apoio da Policia Federal, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Angra dos Reis.

Nelson Feitosa
Assessoria de Comunicação do Ibama
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página