Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2015 > Ibama e União Europeia discutem ações para combate à poluição por óleo
Início do conteúdo da página

Ibama e União Europeia discutem ações para combate à poluição por óleo

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 08h17

Brasília (02/10/2015) – Terminou nesta quinta-feira (1) o seminário Brasil - União Europeia sobre Planos Nacionais de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo. O objetivo do evento era desenvolver o plano brasileiro para controle dos derramamentos de óleo no mar. O encontro, que começou no último dia 29, foi uma realização do Ibama com apoio do Projeto Diálogos Setoriais Brasil – União Europeia.

Nos três dias de evento, foram divulgadas as experiências de especialistas europeus e brasileiros com relação ao enfrentamento das contingências e ao monitoramento preventivo do derramamento de óleo. O debate reuniu especialistas da União Europeia, representantes do governo brasileiro e da indústria de petróleo, que estão tratando de acordos internacionais, detecção de manchas de óleo, metodologia de mapeamento dos riscos e as diferentes formas de abordagens dos planos de contingência.

O encontro permitiu ao Ibama estabelecer a linha de trabalho para que o plano nacional de contingência seja, de fato, um instrumento ágil e efetivo para a prevenção dos acidentes. De acordo com a presidente do Ibama, Marilene Ramos, a intenção do seminário é fugir dos improvisos. "Vamos adquirir um aprendizado diferenciado para o antes, o durante e o após sinistro. Além disso, vamos fortalecer a prevenção, eliminando as chances de acidentes”, afirmou.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, entende que incorporar as novidades mundiais para o tema é um desafio e uma grande Seminário combate à poluição por óleooportunidade de aprendizado. "Temos uma das maiores atividades de petróleo em grandes profundidades no mundo. Não queremos que se repita aqui o que aconteceu no Golfo do México, em 2010 ou no Alasca, nos Estados Unidos, em 1989", disse.

O adido de cooperação da União Europeia no Brasil, Asier Santillán, falou que a troca de experiências é importante. Elas podem ser somadas a cada plano de contingências ou proteção do meio ambiente e suas realidades.

Badaró Ferrari
Fotos: Carlos Alves
Assessoria de Comunicação do Ibama
(61) 3316 1015

Fim do conteúdo da página