Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama autoriza instalação de um dos maiores complexos eólicos do Brasil
Início do conteúdo da página

Ibama autoriza instalação de um dos maiores complexos eólicos do Brasil

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 10h09

Brasília (22/08/2016) - O Ibama emitiu a Licença de Instalação (LI) para o Parque Eólico Coxilha Negra, da Eletrosul, um dos maiores do país, com potência total de 482 MW. O empreendimento está localizado em Sant'ana do Livramento (RS), na fronteira do Brasil com o Uruguai, e ocupa a área de 12.641 hectares, com 241 aerogeradores de 2 MW cada.

A definição da planta do parque eólico leva em conta uma série de variáveis socioambientais, a partir das quais são definidas restrições absolutas ou parciais para a instalação de aerogeradores, acessos ou estruturas auxiliares em determinadas áreas. Nos trechos sem restrição, os projetistas podem posicionar as máquinas de forma que haja redução de custos e melhora na eficiência.

Monitoramento prévio da fauna, com periodicidade mensal e duração de um ano, permitiu identificar os padrões de ocupação da área pelos diversos grupos de animais. Também foram mapeados os locais de ocorrência de cactáceas endêmicas ou ameaçadas.

Quando em operação, o parque eólico terá capacidade de geração suficiente para abastecer 2,8 milhões de habitantes. São esperados cerca de 3 bilhões de reais em investimentos.

A solicitação de LI para a Central Geradora Eólica Fronteira Sul – Módulos I, II e III, em área adjacente ao PE Coxilha Negra, com capacidade de geração de 72,9 MW e 27 aerogeradores, ainda está em análise no Ibama. O processo segue as mesmas diretrizes de licenciamento usadas até o momento.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

 

Fim do conteúdo da página