Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama e PRF fiscalizam uso do Arla 32 em São Paulo
Início do conteúdo da página

Ibama e PRF fiscalizam uso do Arla 32 em São Paulo

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2016, 15h14
Fiscais Ibama
Foto: Ibama
Foto: Ibama

São Paulo (04/07/2016) – A fiscalização do Ibama em São Paulo realizou, no último dia 23/06, vistoria em pátio de três empresas transportadoras, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo foi verificar se a frota de caminhões está usando corretamente o Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) e o sistema de controle de emissões veiculares.

Denúncias anônimas indicavam que alguns veículos estavam descumprindo as normas ambientais.

 No momento da operação havia 17 caminhões no pátio. Todos foram vistoriados e os proprietários terão que apresentar um laudo ao Ibama comprovando que não estão fraudando o sistema. Em um dos veículos, o percentual de Arla 32 estava abaixo do nível aceitável e a empresa foi multada. Imediatamente foi realizada a limpeza do tanque e a troca do líquido adulterado. Os agentes também encontraram um emulador escondido (dispositivo que engana o sistema de controle do nível de emissões poluentes).

O Arla 32 é uma solução usada para controlar a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) no gás de escapamento dos veículos com motores a diesel. Desde 2012, seu uso é obrigatório junto com o Sistema de Redução Catalisadora (SCR). Isso permite que os limites de emissão de poluentes, estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), sejam cumpridos.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) lançou em junho deste ano a Cartilha de Conscientização Pública do Uso do Arla 32. O material foi produzido a partir de solicitação do Ibama para informar sobre a importância da utilização adequada do sistema no controle de emissões poluentes.

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama é responsável por executar as políticas estabelecidas pelo Conama. Os limites de emissão veiculares estão disponíveis para consulta no site do Instituto.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página