Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama participa de mobilização nacional contra o Aedes aegypti
Início do conteúdo da página

Ibama participa de mobilização nacional contra o Aedes aegypti

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2015, 15h16
Ministra Izabella Teixeira
Foto:ibama
Foto:ibama

Brasília (11/03/2015) - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a presidente do Ibama, Marilene Ramos, participaram nesta sexta-feira (11/03), na sede do Instituto, da abertura de mobilização do governo federal para combate ao Aedes aegypti.

“Os servidores ambientais são muito importantes no combate aos focos do mosquito e o Ibama vai liderar o processo de erradicação. Esta não é uma tarefa só do governo, é uma tarefa de cidadania. Somos todos responsáveis por mobilizar e envolver a família, os vizinhos e os amigos nessa luta”, disse a ministra.

A atividade realizada no Ibama integra mobilização realizada em prédios públicos de todo o país para conscientizar servidores públicos e população sobre a necessidade de combate a possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Durante a visita ao Ibama, a ministra acompanhou ações realizadas nos jardins do Instituto para eliminar possíveis criadouros do mosquito. “Vistoriar caixas d´água, calhas, pneus, ralos e vasinhos de plantas, isso a população já consegue com clareza. Mas é preciso ir além, olhar os jardins, vistoriar plantas, folhas, raízes. Identificar possíveis focos. Precisamos ter um olhar mais abrangente”, disse Izabella.

Durante o encontro com os servidores, a ministra destacou que o monitoramento semanal realizado em unidades do MMA integra a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. “É fundamental que cada funcionário da área ambiental seja um porta-voz do combate ao Aedes aegypti. Essa ação não termina aqui. Tenho certeza de que o Brasil vai erradicar o Aedes, mas parte deste esforço vai depender da postura de cada um de nós”, acrescentou a ministra.

A presidente do Ibama disse que as ações de prevenção, combate e monitoramento realizadas na sede e nas 27 superintendências nos últimos meses apresentaram resultados. “Temos que continuar vigilantes e levar esse alerta para nossas casas, nossos filhos, vizinhos e amigos.”Mobilização nacional contra o Aedes

No auditório do Ibama, servidores acompanharam uma palestra do agente de Vigilância Ambiental do Distrito Federal Israel Martins. O coordenador de Administração Predial e Serviços Gerais (Coaps) do Ibama, Eric Fischer, apresentou um balanço das ações realizadas desde novembro. “Temos cerca de 100 pessoas capacitadas pela Vigilância Ambiental na sede. Realizamos acompanhamento diário para procurar áreas de risco e todos os imóveis usados pelo Ibama foram vistoriados”.

Mais informações sobre combate ao Aedes no site do Ministério da Saúde:
http://combateaedes.saude.gov.br/

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página