Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2018 > Sargento assassinado na Flona do Jamanxim é homenageado pelo Ibama em Novo Progresso (PA)
Início do conteúdo da página

Sargento assassinado na Flona do Jamanxim é homenageado pelo Ibama em Novo Progresso (PA)

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 20h49
Parentes do sargento João Luiz de Maria Pereira recebem homenagem na base operativa do Ibama em Novo Progresso (PA)
imagem sem descrição.

Brasília (22/06/2018) – Assassinado há dois anos em operação conjunta do Ibama com a PM do Pará na Floresta Nacional do Jamanxim, o 1º sargento João Luiz de Maria Pereira, do Grupamento Tático Operacional de Itaituba (PA), foi homenageado nesta quarta-feira (20/06) em cerimônia realizada na Base Operativa do Ibama em Novo Progresso (PA).

A base recebeu o nome do sargento, de acordo com a Portaria do Ibama n.º 1.640, de 08/06/2018. A família foi representada pela tia de João Luiz, Ednei Viana de Oliveira. “Gostaria de agradecer por todo esse carinho que estão prestando ao meu sobrinho. Isso nos fortalece e tenho a certeza de que ele não partiu em vão. A mãe dele não pôde vir por problemas de saúde, mas fica o agradecimento de toda a família”, discursou Ednei, acompanhada de parentes.

Em depoimento emocionado, o agente ambiental federal Welington Gomes de Jesus, que participou de diversas operações com João Luiz, disse que ele tombou em combate contra o crime organizado que atua na região. “Morreu em gesto heroico, lutando em defesa da Amazônia, cumprindo seu dever e acreditando em dias melhores para um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Sempre criterioso e otimista, seu legado vai nos guiar.”

O ato teve a participação da presidente do Ibama, Suely Araújo, do coordenador-geral de Fiscalização Ambiental do Instituto, Renê Luiz de Oliveira, do superintendente no Pará, Edimax Gonçalves, e da gerente-executiva em Santarém, Maria Luiza Gonçalves de Souza. O Governo do Estado foi representado pelo comandante da PM em Itaituba, coronel André Carlos Paulo de Oliveira.

A homenagem reuniu cerca de 100 pessoas, entre elas o prefeito de Novo Progresso, Ubiraci Soares Silva.

“Tive oportunidade de atuar com o sargento diversas vezes e me emociono muito de hoje a gente fazer essa homenagem em nome desse guerreiro, que dedicou sua vida à causa ambiental. A Base Operativa do Ibama não poderia ter melhor representação”, discursou Maria Luiza. “Temos policiais que tombam na atividade e não recebem esse reconhecimento. O sargento era um parceiro do Ibama e do ICMBio. Agradeço pela justa homenagem”, disse em seguida o comandante da PM, lembrando que o policial era conhecido pelos companheiros de Itaituba como Urso Branco.

Inaugurada em 2008, a base de Novo Progresso é usada por agentes ambientais para fiscalização no eixo da BR-163, que corta um mosaico de Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

O sargento João Luiz foi assassinado em 17 de junho de 2016 numa emboscada após a destruição de acampamento ilegal de madeireiros dentro da Floresta Nacional do Jamanxim. Na véspera do homicídio, foram apreendidos um trator, um caminhão e várias motosserras, que pertenceriam ao grupo responsável pelo acampamento ilegal e pelo ataque criminoso.

“Este ato representa uma homenagem ao sargento por tudo o que ele fez pelo meio ambiente, mas também a todo o esforço de fiscalização que tem como foco a base de Novo Progresso. É daqui que saem operações durante todo o ano para proteger a Amazônia. Trata-se de uma espécie de reinauguração da base, muito simbólica”, disse a presidente do Ibama.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página