Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2018 > Ibama embarga 3 serrarias e apreende 13 barcos no AM
Início do conteúdo da página

Ibama embarga 3 serrarias e apreende 13 barcos no AM

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 19h51
Agentes fiscalizam madeira serrada durante operação de combate a infrações ambientais no Amazonas
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (23/03/2018) – Operação realizada pelo Ibama com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) para combater infrações ambientais em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Amazonas resultou na apreensão de 13 barcos, 65 redes de pesca, 1,8 tonelada de pescado, 21 animais silvestres abatidos e outros 10 ainda vivos até a tarde desta segunda-feira (02/04). Três serrarias clandestinas que operavam sem licença foram embargadas. Os agentes ambientais aplicaram 35 autos de infração, que totalizam R$ 400,3 mil. Também foram apreendidos 40 metros cúbicos de madeira serrada e 246 m³ em tora, o que equivale a cerca de dez caminhões carregados.

A equipe de fiscalização navegou de Manacapuru (AM), pelos rios Solimões e Purus, até Boca do Acre (AM). Foram realizadas ações nos municípios de Anamã, Beruri, Tapauá, Canutama, Lábrea e Pauini, no Amazonas.

Além de madeira, embarcações, redes e animais, também foram aprendidas 7 espingardas, 50 cartuchos carregados, 2 motores de rabeta e 5 serras.

Todo o pescado apreendido foi doado a comunidades indígenas e ribeirinhas. Os animais recolhidos com vida serão gradativamente devolvidos natureza após avaliação técnica.

A madeira foi encaminhada para a Funai e será usada para construir uma estação flutuante de ação social na Terra Indígena Paumari.

“Essa é a maior ação embarcada prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental para o Amazonas”, diz o analista ambiental que coordenou a operação, Cícero Furtado. A operação será mantida nas próximas semanas.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página