Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama envia especialistas para combate a incêndios no Chile
Início do conteúdo da página

Ibama envia especialistas para combate a incêndios no Chile

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 18h34
Missão brasileira de combate a incêndios florestais no Chile em 2012
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (02/02/2017) – O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, autorizou nesta quinta-feira (02/02) o envio de 7 servidores do Ibama ao Chile para participar de missão humanitária emergencial de combate aos incêndios florestais mais graves já registrados naquele país. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União.

Os coordenadores do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama no Ceará, Kurtis Bastos; no Mato Grosso do Sul, Márcio Yule; em Rondônia, Roberto Abreu; e os analistas ambientais Rodrigo Falleiro, Altair Gonçalves, Marcelo de Oliveira e Alexandre Pereira seguem para a capital chilena, Santiago, nesta sexta-feira (03/02), com a missão de auxiliar a coordenação de operações e realizar perícias para apuração das causas dos incêndios.

No fim de janeiro, o governo chileno solicitou ao Brasil o envio de brigadistas e coordenadores de operação para combater os incêndios florestais que vêm afetando as regiões de Valparaíso, O'Higgins, Maule, Biobío, La Araucanía, Los Lagos e Metropolitana. Com o contingente de apoio recebido de países como Argentina, Estados Unidos e Rússia, as autoridades chilenas passaram a solicitar ao Brasil profissionais com perfil mais especializado.

Até o momento, as chamas já consumiram cerca de 370 mil hectares e provocaram a morte de 11 pessoas, entre elas três brigadistas da Corporação Nacional de Florestas. A qualidade do ar na capital e nas demais áreas atingidas foi bastante afetada e já deixou aproximadamente 250 famílias desalojadas.

O Ibama já havia apoiado o combate a incêndios florestais no Chile em 2012. Na ocasião foram enviados 37 brigadistas, 6 chefes de esquadrão, 12 chefes de setor e um coordenador-geral.

O país andino também auxiliou o Brasil no segundo semestre de 2015, com o envio de 20 mil litros de retardante químico para ajudar a conter as chamas que destruíram parte da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão.

Mais informações:

Autorização publicada no Diário Oficial da União

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página