Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama suspende atividades de 12 serrarias em Novo Progresso e Altamira (PA)
Início do conteúdo da página

Ibama suspende atividades de 12 serrarias em Novo Progresso e Altamira (PA)

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 20h31
Agente ambiental fiscaliza resíduos de beneficiamento de madeira em serraria no Pará
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (19/09/2017) – Operação de fiscalização de resíduos do beneficiamento de madeira realizada pelo Ibama resultou na suspensão das atividades de 12 serrarias nos municípios de Novo Progresso e Altamira, no Pará. Os agentes ambientais aplicaram treze autos de infração, que totalizam R$ 2,6 milhões, pela disposição e queima irregular de rejeitos.

As empresas receberam notificações que determinam a destinação ambientalmente correta dos resíduos acumulados. A retomada das atividades só poderá ocorrer quando a retirada do material dos pátios for comprovada.

Os agentes constataram acúmulo de grande quantidade de serragem e aparas de madeira nos pátios das empresas. “Em uma das serrarias encontramos resíduos em pilhas de mais de dez metros de altura, que ocupam uma área de aproximadamente três hectares”, disse o analista ambiental e coordenador da operação, Amaro Fernandes.

A destinação inadequada da serragem afeta diretamente a qualidade de vida da população. “Na seca, resíduos sem tratamento comprometem a qualidade do ar e aumentam o risco de incêndio. Na chuva, o chorume produzido contamina o lençol freático e os cursos d’água”, disse o coordenador de Operações de Fiscalização, Roberto Cabral.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 2010) proíbe o lançamento in natura de rejeitos a céu aberto.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página