Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama emite Licença de Operação para Teste de Longa Duração de Libra, na Bacia de Santos (SP)
Início do conteúdo da página

Ibama emite Licença de Operação para Teste de Longa Duração de Libra, na Bacia de Santos (SP)

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 17h47
Navio-plataforma Pioneiro de Libra
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (18/07/2017) – O Ibama emitiu na última sexta-feira (14/07) a Licença de Operação (LO) nº 1397/2017, que autoriza a realização do Teste de Longa Duração (TLD) pelo navio-plataforma Pioneiro de Libra, da Petrobras. O objetivo é observar o comportamento do reservatório durante a drenagem de óleo nos reservatórios de Libra, na Bacia de Santos (SP).

A licença estabelece 32 condicionantes para a operação do empreendimento. Entre elas, projetos de monitoramento de praias; de mamíferos aquáticos, como baleias e golfinhos; e de impactos sobre as aves na Bacia de Santos. O Ibama também determinou o desenvolvimento de um projeto para controle de poluição.

Além do TLD, o processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama prevê quatro Sistemas de Produção Antecipada (SPAs), que também serão realizados pelo Pioneiro de Libra. O SPA é uma atividade piloto de produção semelhante ao TLD em que são avaliados parâmetros como vazão e qualidade do óleo, razão entre as quantidades de óleo e de água e tamanho preliminar da reserva, entre outros. A diferença está no tempo concedido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a realização dessas atividades.

O requerimento para emissão da licença foi protocolado no Ibama em 27 de abril de 2017. O prazo legal de 6 meses para conclusão das análises terminaria em 27 de outubro deste ano.

 

Mais informações:

Licença de Operação (LO) n° 1397/2017

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página