Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama embarga três carvoarias e apreende máquinas no entorno da Chapada dos Veadeiros, em GO
Início do conteúdo da página

Ibama embarga três carvoarias e apreende máquinas no entorno da Chapada dos Veadeiros, em GO

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 19h53
Vista aérea de cachoeira do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Foto: Nelson Yoneda/Ibama
Foto: Nelson Yoneda/Ibama

Brasília (13/06/2017) – Operação de combate ao desmatamento no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, resultou no embargo de três carvoarias e na apreensão de dois caminhões e um trator. As multas aplicadas totalizam R$ 2,7 milhões. Dos 3,5 mil hectares inspecionados, 1,9 mil apresentaram irregularidades. 

“A região é nascente das três mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata). Precisamos ter um cuidado especial com este bioma”, disse a presidente do Ibama, Suely Araújo, que participou da operação e emitiu auto de infração pelo desmate ilegal de 700 hectares no Cerrado.

A Operação Atalaia teve como alvo 68 áreas nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Flores de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, São João D’Aliança, Teresina de Goiás e Uruaçu.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, com 2 milhões de km², o equivalente a 22% do território nacional. Diversas espécies da flora apresentam risco de extinção em razão da exploração predatória para produção de carvão e da expansão da fronteira agrícola.

A Operação Atalaia ocorreu na semana anterior à assinatura de decreto da Presidência da República que amplia a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros de 65 mil para 240 mil hectares.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página