Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama encerra missão no Chile com identificação de causas dos incêndios florestais
Início do conteúdo da página

Ibama encerra missão no Chile com identificação de causas dos incêndios florestais

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 16h27
Especialistas do Ibama apuram causas dos incêndios florestais no Chile
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (21/02/2017) - Sete especialistas em incêndios florestais do Ibama enviados ao Chile no dia 03/02 concluíram na última quinta-feira (16/02) laudos periciais nas quatro áreas mais afetadas pelo fogo na província de Concepción, região de Biobío. Os megaincêndios ocorridos no país andino impactaram cerca de meio milhão de hectares e provocaram a morte de 12 pessoas. O trabalho, realizado em cooperação com a Corporación Nacional Forestal (Conaf), a Policía de Investigaciones y Control (PDI) e os Carabineros, concluiu que, em todos os casos, a origem do fogo está relacionada a ações humanas.

O levantamento pericial teve como base a análise de focos de calor apontados por imagens de satélites e investigações de campo, além de informações coletadas a partir de informes produzidos pelas equipes de combate aos incêndios. Segundo os especialistas do Ibama, o fogo deixa evidências físicas que apontam sua direção, velocidade e intensidade, permitindo identificar sua origem. O resultado das investigações permitirá às autoridades chilenas adotar ações de prevenção e penalizar responsáveis.

Três fatores foram considerados determinantes para que os incêndios fossem os maiores já registrados na história do Chile: temperatura acima de 30 graus Celsius, velocidade do vento acima de 30 km por hora e umidade relativa do ar abaixo de 30%. Uma seca contínua de muitos anos e o acúmulo de material que funciona como combustível também favoreceram a rápida propagação das chamas, gerando megaincêndios.

“A tragédia ocorrida no Chile é uma oportunidade de refletir sobre a importância do trabalho de prevenção a incêndios florestais. No Brasil, a atuação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama tem contribuído para que incêndios de grandes proporções, como o de Roraima, em 1998, não aconteçam mais”, disse o chefe do Prevfogo, Gabriel Zacharias.

Cerimônia de agradecimento à equipe brasileira.Participaram da missão no Chile os coordenadores do Prevfogo em Rondônia, Roberto Abreu; no Ceará, Kurtis Bastos; no Mato Grosso do Sul, Márcio Yule; e os analistas ambientais Rodrigo Falleiro, Altair Gonçalves, Marcelo de Oliveira e Alexandre Pereira. Após a conclusão dos trabalhos, o governo de Biobío realizou uma cerimônia de agradecimento à equipe brasileira. O evento, na sede da Intendência Regional, teve a participação do intendente, Enrique Inostroza; do governador de Concepción, Alejandro Astete; do diretor regional da Conaf, Alberto Bordeu; e do comandante em chefe da Segunda Zona Naval, almirante Marcelo Gómez.

Mais informações:

Ibama envia especialistas para combate a incêndios no Chile.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página