Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Alex Garcia de Almeida é nomeado coordenador-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros do Ibama
Início do conteúdo da página

Alex Garcia de Almeida é nomeado coordenador-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros do Ibama

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 20h20 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 13h39

Brasília (06/03/2020) – O engenheiro químico Alex Garcia de Almeida foi nomeado na última quinta-feira (05/03) pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para exercer o cargo de coordenador-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros (CGMac) do Ibama.

Servidor efetivo da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desde 2008, trabalhou por mais de 10 anos na Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da autarquia.

Alex de Almeida elaborou o manual de comunicação de incidentes para atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, aplicado posteriormente a toda a cadeia de petróleo no país.

O engenheiro químico também concebeu e coordenou o desenvolvimento do Sistema de Comunicações de Incidentes da ANP (SISO-Incidentes), banco de dados com mais de 12 mil incidentes e 6 mil causas catalogados; e criou método regulatório para avaliar o nível de segurança em plataformas marítimas com o uso de indicadores preventivos e reativos.

De 2008 a 2019, liderou cerca de 50 ações de fiscalização relacionadas a Sistemas de Gestão de Segurança Operacional em plataformas e sondas de perfuração. Representou a ANP diversas vezes no Fórum Internacional de Reguladores de segurança offshore (IRF), além de coordenar a revisão da performance de segurança operacional do evento em 2018 e 2019.

Em 2015, investigou a explosão da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO, na sigla em inglês) Cidade de São Mateus. Três anos depois, recebeu menção honrosa pela melhor publicação e apresentação de segurança na Conferência Rio Oil and Gas.

Alex colabora com pesquisas sobre risco, prevenção de acidentes relacionados a vazamento e acidentes ampliados conduzidos pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU), pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade da Califórnia (UCLA).

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página