Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Consulta Pública sobre Matriz de Referência de Petróleo e Gás – Sísmica - 1ª Etapa
Início do conteúdo da página

Consulta Pública sobre Matriz de Referência de Petróleo e Gás – Sísmica - 1ª Etapa

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 12h18 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 15h10

Brasília (06/02/2020) – O Ibama realizará Consulta Pública com o objetivo de receber contribuições para o aperfeiçoamento da proposta de Matriz de Referência de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) de pesquisas sísmicas em atividades de petróleo e gás (1ª etapa).

A matriz apresenta de forma sistematizada o conhecimento relacionado à AIA de empreendimentos e atividades licenciadas em âmbito federal, com a finalidade de aprimorar e conferir mais agilidade e objetividade ao processo de Licenciamento Ambiental Federal (LAF). Serão elaborados guias específicos para: (i) promover mais segurança técnica às análises e decisões ii) proporcionar mais transparência aos procedimentos do LAF; iii) reduzir a discricionariedade do empreendedor e do órgão licenciador; e iv) aumentar a previsibilidade do processo de licenciamento.

O trabalho é desenvolvido em três etapas. A primeira é voltada ao levantamento das relações causais entre atividades, aspectos e impactos potenciais relacionados a esse tipo de empreendimento, bem como às possíveis medidas e programas para mitigação dos impactos identificados. A segunda e a terceira etapa serão direcionadas à definição do escopo dos programas e estudos ambientais, respectivamente. À medida que o conhecimento for consolidado em cada etapa, serão publicados os guias específicos.

Esta consulta pública receberá contribuições para a primeira etapa de desenvolvimento da Matriz de Referência de AIA de Atividade Sísmica, que consiste no levantamento de relações causais (fase, macroatividade, atividade, aspectos e impactos) e medidas ambientais relacionadas.

A minuta da Matriz de Referência da Sísmica e o Formulário de Contribuições para a Consulta Pública estão disponíveis para acesso. 

 

Instruções:

1º - Ler a proposta de Matriz de Referência de Sísmica (PDF - 36 KB)
2º - Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as contribuições. É necessário observar a numeração dos itens que se encontram no documento.

 

Prazo:
 Comentários e sugestões devem ser encaminhados até 06 de abril de 2020. 

 

Observação:

Nem todo empreendimento comportará todas as atividades e impactos considerados nesta matriz. Da mesma forma, poderão surgir contextos não abordados neste guia, que não foi desenvolvido com a pretensão de esgotar o assunto.

O documento servirá como guia de referência para o processo de licenciamento.

 

Mais informações:

Coordenação de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás (Coexp):
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama

registrado em:
Fim do conteúdo da página