Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Primeiro drone dispersor de sementes da América do Sul é viabilizado por chamada pública do Ibama e do CNPq
Início do conteúdo da página

Primeiro drone dispersor de sementes da América do Sul é viabilizado por chamada pública do Ibama e do CNPq

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 08h58 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 08h58
imagem sem descrição.

Brasília (13/12/2019) -  O Workshop Dronecoria Brasil, realizado em novembro na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), resultou no desenvolvimento do primeiro drone dispersor de sementes na América do Sul. O evento é parte do projeto “Aeronaves Remotamente Pilotadas como Estratégia de Fiscalização de Queimadas e Monitoramento da Restauração Ecológica em Áreas Protegidas”, que obteve apoio financeiro a partir da Chamada Pública n° 33, realizada em 2018 pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Duas oficinas para capacitação de estudantes, professores e público foram realizadas no workshop: biopeletização de sementes nativas do Cerrado e construção de aeronave remotamente pilotada (drone) para dispersão de sementes. De acordo com o engenheiro da computação Lot Amorós, que idealizou o Dronecoria, as oficinas tiveram como principal objetivo encorajar milhares de pessoas a plantar árvores nos diversos biomas brasileiros.

O drone, desenvolvido sob coordenação de Normandes Matos da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será apresentado a instituições públicas como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as secretarias estaduais de meio ambiente nos estados. A ideia é que essa inovação tecnológica seja incorporada em todas as regiões do país como forma de potencializar o serviço ambiental realizado por pássaros e insetos polinizadores.

 

Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama

registrado em:
Fim do conteúdo da página