Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Ibama seleciona consultor especializado para participar do Projeto GEF Pró-Espécies: Todos contra a extinção
Início do conteúdo da página

Ibama seleciona consultor especializado para participar do Projeto GEF Pró-Espécies: Todos contra a extinção

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 14h40 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 17h31

Brasília (21/10/2019) - Foi publicada em 9 de outubro pelo WWF-Brasil carta-convite para a contratação de um consultor especializado que irá auxiliar o Ibama a fundamentar regulamentação sobre a introdução controlada no país de invertebrados exóticos a serem usados como agentes de controle biológico de pragas agrícolas.

O profissional deverá consolidar informações existentes sobre procedimentos adotados por outros países, possíveis impactos da introdução de invertebrados exóticos e metodologias para sua contenção e monitoramento.

A consultoria permitirá definir critérios para a avaliação dos riscos da introdução de espécies exóticas a serem usadas como ingredientes ativos de agrotóxicos biológicos. A Instrução Normativa (IN) Ibama no 5/2016 estabelece, em caráter provisório, que pedidos de registro, pesquisa e autorizações relacionados a produtos compostos por espécies sem comprovação da ocorrência natural no país serão indeferidos até que sejam definidos critérios para avaliação dos riscos. A introdução desses organismos, quando considerada segura e realizada de forma controlada, pode proporcionar diversos benefícios no controle de organismos nocivos a plantas cultivadas.

O consultor deve possuir mestrado em áreas de conhecimento relacionadas ao projeto, como entomologia e ecologia de insetos. O prazo para o envio de propostas termina em 24 de outubro de 2019. Junto ao currículo devem ser apresentados certificados que comprovem a qualificação do candidato e uma proposta orçamentária. A candidatura pode ser submetida pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e as dúvidas, pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A contratação da consultoria faz parte do Projeto GEF Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas, proposto pelo Ministério do Meio Ambiente e que tem o Ibama como parceiro. Seus objetivos incluem a prevenção da introdução e a detecção precoce de espécies exóticas e invasoras, além do desenvolvimento de ações de resposta rápida, considerando que espécies exóticas invasoras estão entre os cinco principais fatores de pressão sobre a biodiversidade. O projeto é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente, coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. A WWF-Brasil atua como agência executora.

 

Mais informações:

Pró-Espécies seleciona consultoria sobre a introdução intencional de invertebrados exóticos – WWF Brasil

 

Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama

registrado em:
Fim do conteúdo da página