Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Ibama e ICMBio instituem Rede de Informações e Ações para a Redução da Pesca Ilegal em SC
Início do conteúdo da página

Ibama e ICMBio instituem Rede de Informações e Ações para a Redução da Pesca Ilegal em SC

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 18h53 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 18h54

Brasília (10/06/2019) – O Ibama e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), instituíram a Rede de Informações e Ações para a Redução da Pesca Ilegal (RRPI) em Santa Catarina. O objetivo é integrar a fiscalização ambiental a medidas de sensibilização, educação, pesquisa e monitoramento em diferentes níveis de governo, com participação da sociedade civil.

Diagnóstico realizado em fevereiro de 2019 apurou capacidades estruturais e de atuação na unidade do Ibama em Itajaí, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave – ICMBio), no Projeto Tamar (ICMBio), no Cepsul, no Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Instituto Anjos do Mar, na Reserva Biológica Arvoredo (ICMBio) e no Projeto Albatroz. A partir das informações reunidas, foi iniciado em 28 de maio processo de articulação junto às fundações de meio ambiente de municípios do litoral norte de Santa Catarina que resultou na elaboração de um planejamento estratégico que envolve 7 municípios e diversas instituições ambientais.

“Ações integradas de pesquisa, monitoramento, sensibilização e fiscalização ambiental são fundamentais, levando em conta a necessidade de otimização de recursos de cada instituição e, principalmente, considerando a importância da adequação de ações em cada município, de acordo com suas realidades e capacidades de governança”, afirma Roberta Aguiar dos Santos, coordenadora do Cepsul.

De acordo com o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Itajaí (SC), Jefferson Amaro, a Rede busca agora ampliar o número de municípios participantes.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página