Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Nota de esclarecimento sobre desmatamento na Amazônia
Início do conteúdo da página

Nota de esclarecimento sobre desmatamento na Amazônia

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 12h31 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 19h39

Brasília (24/05/2019) – Em relação às notícias divulgadas na imprensa sobre avanço do desmatamento no início deste ano com base em dados do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter-B), ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Ibama esclarece:

O Deter-B foi desenvolvido com o objetivo de oferecer suporte à fiscalização. A informação gerada pelo sistema sobre áreas possivelmente desmatadas não deve ser confundida com taxa mensal de desmatamento. Os dados oficiais de desmatamento por corte raso na Amazônia são gerados anualmente pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), do próprio Inpe.

Os alertas do Deter-B são produzidos a partir de imagens de satélite com baixa resolução que podem ser prejudicadas pela presença de nuvens e apontar processos de desflorestamento ocorridos em períodos anteriores. O sistema divulga desmatamentos superiores a 6,25 hectares e emite alertas com lapso temporal que não favorece ações de caráter preventivo.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) trabalha em uma nova metodologia de alertas de desmatamento e busca desde o início da atual gestão uma ferramenta tecnológica que permita a detecção diária de desmatamentos por meio de imagens de alta resolução.

Uma ferramenta de monitoramento mais avançada permitiria ao Ibama e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuar mais efetivamente nas Unidades de Conservação, principalmente nas que apresentam maior quantidade de alertas.

Estão planejadas operações de fiscalização contra o desmatamento ilegal nas áreas críticas da Amazônia, que incluem Terras Indígenas e Unidades de Conservação no sudoeste do Pará, região que abriga a Floresta Nacional do Jamanxim.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página