Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Prêmio MapBiomas: artigo sobre avaliação de impactos ambientais desenvolvido em coautoria com analista do Ibama conquista primeiro lugar
Início do conteúdo da página

Prêmio MapBiomas: artigo sobre avaliação de impactos ambientais desenvolvido em coautoria com analista do Ibama conquista primeiro lugar

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 11h02 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2019, 11h27
imagem sem descrição.

Brasília (10/05/2019) – O artigo “Inteligência geográfica aplicada na avaliação de impactos ambientais de sistemas de transmissão de energia”, elaborado pelo analista ambiental do Ibama, Felipe de Araújo, e por Rodrigo Nóbrega, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou o primeiro lugar na categoria geral do Prêmio MapBiomas. Concorreram 30 trabalhos sobre “Mudança de uso da terra e infraestrutura” nas duas categorias da premiação.

O trabalho consiste em uma modelagem espacial para apoiar avaliações de impacto ambiental no Licenciamento Ambiental a partir de dados da iniciativa MapBiomas. Com a aplicação do modelo, o Ibama teria mais transparência e produziria termos de referência com melhor qualidade para a elaboração de estudos ambientais de linhas de transmissão.

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas) é uma iniciativa multi-institutcional que reúne especialistas em biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, Sistema de Informação Geográfica (SIG) e ciência da computação para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil.

A cerimônia de premiação foi realizada no Auditório Milton Santos, da Universidade de São Paulo (USP).

 

Mais informações:

Inteligência geográfica aplicada na avaliação de impactos ambientais de sistemas de transmissão de energia

 

Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama

registrado em:
Fim do conteúdo da página