Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Ibama aplica multa diária à Vale por falhas no salvamento de animais
Início do conteúdo da página

Ibama aplica multa diária à Vale por falhas no salvamento de animais

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 19h50 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 20h04
imagem sem descrição.

Brasília (11/02/2019) – O Ibama aplicou o sexto auto de infração à mineradora Vale, responsável pela catástrofe socioambiental provocada pelo rompimento de barragem de rejeitos em Brumadinho (MG). A empresa deverá pagar multa diária de R$ 100 mil até que seja executado de forma integral e satisfatória o plano de salvamento de fauna silvestre e doméstica, que exige, entre outras medidas, a instalação de hospital de campanha para reabilitação dos animais resgatados e centro para triagem e abrigo.

O Ibama havia determinado por meio de notificação, em 26 de janeiro, que a mineradora iniciasse em até 24 horas a execução do plano de salvamento de fauna e entregasse relatórios diários com informações sobre os animais resgatados.

Em vistorias, agentes ambientais constataram atraso na realização das obras. Os relatórios enviados pela empresa não atendem integralmente as exigências estabelecidas na notificação.

A multa diária, que foi aplicada a partir desta sexta-feira (08/02), exige o cumprimento imediato das determinações com o objetivo de cessar a degradação ambiental. O valor é o máximo previsto para a infração no Decreto n.º 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (n.º 9.605/1998).

Mais informações:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página