Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Ibama 29 anos: Mensagem do ministro do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Ibama 29 anos: Mensagem do ministro do Meio Ambiente

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 19h42 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 15h46

 Brasília (22/02/2018) - Leia abaixo mensagem especial do ministro do Meio Ambiente enviada aos servidores e servidoras do Ibama em homenagem aos 29 anos do Instituto:

"Amigas e amigos,

O Ibama faz 29 anos de um trabalho intenso e árduo. O serviço que tem prestado ao país e, por extensão, ao planeta, na proteção do meio ambiente e na defesa do desenvolvimento sustentável, é imensurável.

Suas servidoras e servidores carregam o peso que é exercer o poder de polícia, fiscalizar, dizer não. Mas esta percepção, até certo ponto inerente a um órgão de comando e controle, é supervalorizada por aqueles que têm tudo a perder com a eficiência da ação do Instituto e tentam sabotá-la.

Os muitos agentes que deixaram a vida em campo, ao longo destas quase três décadas, carregavam, em sua luta, como fazem seus colegas, o direito de cada um e de todos nós. Por se tratar de um direito difuso, que transcende gerações e interesses momentâneos, muitas vezes a bravura, a dedicação e o amor que compõem a essência desta Casa não são reconhecidos como deveriam.

Mas agora é tempo de festejar. Não só porque hoje estamos celebrando o Ibama e alguns dos homens e mulheres mais relevantes no cenário ambiental brasileiro, mas também, e sobretudo, porque estamos transformando a história, com o Programa de Conversão de Multas Ambientais. Ganhamos, com ele, além de uma ampliação virtuosa da vocação do Instituto, uma nova concepção e escala para a recuperação ambiental.

Esse programa coroa um período muito positivo, em todos os sentidos, a começar pela sintonia fina da presidente Suely Araújo, tanto com a orientação do Ministério, quanto com os servidores. A redução do desmatamento na Amazônia, a atuação no desastre de Mariana, a elaboração, a partir de exaustivas negociações, da melhor proposta possível para uma Lei Geral do Licenciamento Ambiental, a atenção a todas as prioridades do Governo Federal, enfim, minha gestão tem no Ibama um suporte técnico da maior competência, que nos permitiu tomar decisões muito corajosas, dentro de uma realidade política que é, como todos sabem, das mais difíceis.

Agradeço aos homenageados (com a Medalha do Mérito Ambiental)  – muitos dos quais tenho a felicidade de ter como velhos amigos, com quem convivo na esteira da causa ambiental; à Suely, profissional em quem confio e que admiro muitíssimo; ao Luciano Evaristo (diretor de Proteção Ambiental do Ibama), cuja paixão por esta luta expressa tão bem o papel do Instituto; e a todos os servidores do Ibama – os que aqui estão e os que nos representam em todos os cantos do Brasil.

Muito obrigado!"

José Sarney Filho
Ministro de Estado do Meio Ambiente

registrado em:
Fim do conteúdo da página