SOBRE

  

O Ibama atua no monitoramento e na gestão da emergência ambiental relacionada ao óleo que atingiu as praias do Nordeste. Desde o dia 2 de setembro, o Instituto vem estabelecendo uma série de ações juntamente com a Marinha, a Polícia Federal (PF), a Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras, órgãos ambientais estaduais e municipais com o objetivo de determinar os procedimentos para mitigação dos danos, orientar as equipes em campo e a população, e auxiliar nas investigações quanto à origem do vazamento do petróleo.

Apoio conjunto

 

 

 

FAUNA ATINGIDA

  

Aqui estão disponibilizados os boletins diários com relação à fauna afetada pelo óleo. Nos documentos é possível identificar as ocorrências e as quantidades de animais encontrados por estado, assim como acompanhar as ações de monitoramento e prevenção.

 

 
 
 

 

LOCALIDADES ATINGIDAS

  

Aqui estão os mapas com todos os locais onde foram encontradas manchas de óleo. As legendas permitem a visualização do estado atual de cada área e a tabela disponível traz as seguintes informações: o nome de cada localidade em que já houve avistamento de manchas, município, data do primeiro avistamento, estado, latitude, longitude, data em que a localidade foi revisitada e status do local no momento.

 

ORIENTAÇÕES

 

O Ibama instrui e orienta sobre os cuidados e a forma segura para manipulação dos resíduos com petróleo. Aqui você vai encontrar orientações técnicas para limpeza de praias, manguezais, áreas rochosas, bem como guias de gestão de resíduos e cartilha sobre fauna oleada.

 

 
 

 

TIRA DÚVIDAS

  

A compilação de perguntas a seguir tem o propósito de auxiliar nas dúvidas mais comuns com relação ao aparecimento das manchas de óleo no Nordeste.

 

 

 

 

GALERIA

  

Galeria de fotos e vídeos.

 

 

 

CONTATO